segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Um transmontano da velha guarda



Por: Costa Pereira

Com 89 anos de idade faleceu no passado dia 4 de Janeiro o Sr. Manuel Lopes. Figura carismática da nossa freguesia, o finado era aposentando dos Serviços Florestas onde durante muitos anos trabalhou como vigilante qualificado. Como cidadão, além de Regedor que foi, serviu também a comunidade local na condição de membro da Junta de Freguesia, e de forma muito particular a Paróquia, sobretudo no Santuário de Nossa Senhora da Graça, que muito lhe fica a dever. A introdução das arvores nos adros é obra sua e do zelo por ele manifestado e reconhecido, não apenas pelo Sr. Padre Guedes, como pelos prelados da Diocese, mormente D. Joaquim Gonçalves que mutuamente muito se estimavam. No campo da cultura popular foi  determinante na fundação das principais associações culturais da freguesia, como Rancho Folclore e Banda de Zés P’reira de Vilarinho quer como dinamizador, quer como generoso benemérito.
Casado com D. Cravelina Ferreira, além da viúva, o saudoso extinto deixa a lamentar a sua partida, os filhos António, Maria, Conceição, Dina e Fátima, e do mesmo modo toda a restante família enlutada, nora, genros, netos, bisnetos, sobrinhos, e as saudades de muitos outros parentes e amigos. Nascido a 18 de Maio de 1923, na freguesia de Vilar de Ferreiros (Mondim de Basto), o saudoso finado faleceu em Paredes, cidade onde se encontrava aos cuidados de sua filha Maria, enfª. aposentada e ali residente. O funeral realizou-se no passado dia 5, com a trasladação do corpo para a sua aldeia de Vilarinho por volta das 13:00h onde chegou cerca das 14:00h e junto da que foi sua residência, ser acompanhado em cortejo até à igreja local para após a Missa de Corpo presente e as respetivas exéquias fúnebres, a cargo do Sr. Padre Correia Guedes, pároco da freguesia, ir a sepultar, em jazigo da família, no cemitério da aldeia.
 A Missa do 7ºDia vai ter lugar, com ofícios, na próxima Quinta-feira, dia 10, às 17:00h, na capela da dita aldeia de Vilarinho. Paz à sua alma e à família em luto os nossos sentidos pêsames. Da minha amizade recordo que desde há muitos anos sempre lhe mandava os parabéns por altura do dia 18 de Maio e sempre me respondeu. Que este ano sejam os anjos a felicitá-lo e com NS da Graça a presidir à festa. E como certo dou também a saber: ficou mais pobre Vilar de Ferreiros.


Sem comentários:

Enviar um comentário

“Nexus: Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à artificial“

  “ Nexus :  Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à artificial “, aborda como o fluxo de informações moldou a histó...