É um dos títulos da extensa obra editada por Alexandre Parafita, natural de Sabrosa. No essencial, reúne os conteúdos da sua tese de doutoramento em Cultura Portuguesa, na especialidade de tradições Orais e Cultura Popular. É uma obra sobre mitos e lendas de Mouros e Mouras na vasta região transmontana. Seja como estudo académico ou como manual de consulta, desvenda mistérios guardados na grande memória dos tempos.
Jacob de Castro Sarmento
É o título de um dos livros editados por António Júlio de Andrade (n. 1947, Felgueiras, Torre de Moncorvo) e Maria Fernanda Guimarães. Trata da história da vida de um dos “sábios lusitanos” de origem judaica. Castro Sarmento interessou-se por várias áreas do saber: a química, a física newtoniana, a cirurgia, a farmacologia e até a astronomia.
Ameaçado pela Inquisição, Castro Sarmento vai para Inglaterra onde é acolhido pela comunidade sefardita. Consultado pela embaixada portuguesa sediada em Londres, este judeu lusitano influencia o futuro Marquês de Pombal, na reforma da Universidade de Coimbra.
É da vida deste judeu errante que trata este volume.
Sem comentários:
Enviar um comentário