sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Brokers elabora estudo sobre internet -Cetelem analisa consumo de Telemóveis- EDP instala paineis solares para Surf - 4ª Edição Vacinómetro




EMAIL BROKERS ABRE OPERAÇÃO IBÉRICA NO PORTO E APOSTA EM PORTUGAL COMO PORTA DE ENTRADA PARA A AMÉRICA LATINA

Empresa de origem belga, líder de mercado internacional no segmento das bases de dados eletrónicas e de soluções integradas de email-marketing e de campanhas para as redes sociais, anuncia a abertura oficial da sua operação ibérica com sede em Portugal.
A Email Brokers anuncia a abertura do seu escritório em Portugal e o início da sua Operação Ibérica a partir de Paços de Ferreira, distrito do Porto, liderada pelo Managing Director Joel Machado (em anexo foto).

COMUNICADO 1

PRESS RELEASE 
Fundada em 2001, perto da maior universidade da Bélgica, a Email Brokers, que desde o seu nascimento tem registado sempre uma taxa anual de crescimento de 2 dígitos, graças às suas parcerias com outras empresas de marketing direto e de informação, e empresas de análise financeira, escolheu Portugal para impulsionar o reforço da sua expansão nos mercados internacionais
Para William Vande Wiele fundador e CEO da Email Brokers: “ é com grande expectativa que anunciamos a entrada da Email Brokers em Portugal com a abertura de uma operação da Ibérica que também terá como mercados alvo a América Latina. Esta decisão surge no âmbito da nossa estratégia de internacionalização e forte investimento no mercado da Internet 3.0. A Email Brokers tem vindo a posicionar-se na vanguarda do mercado das bases de dados eletrónicas, das soluções integradas e de e-marketing para as redes sociais com grande sucesso em vários países, e pretende aumentar ainda mais a sua presença a nível internacional. Acreditamos que a nossa oferta completa de soluções, estratégias e serviços irá ajudar as empresas portuguesas a alavancarem o seu crescimento, tornando-se protagonistas de um mercado emergente e em franca expansão: o da Internet 3.0 - dominado pelos clientes, pelas redes sociais, pelo poder do e-mail e do e-marketing.”
A Email Brokers, que dispõe de mais de 11 milhões de contatos empresariais na Europa detém uma ampla base de clientes entre os quais se contam, e entre outros: os 3 Suisses, a Alitália, a AXA, a HP, a Fujitsu Siemens, a Microsoft, o Bonsarama Banque, a Canon, a KBC, o BNP Paribas, a BMI, a Total, a Veranda Rideau, a Audi, a BMW, a Bose, a Alfaromeo, a Oracle, a EDF, a Johnny Walker, a Nespresso, a Nissan, a Sage, a Securitas Direct, a Renault, a Oenobiol, a Opel, a Sun Microsystems, etc. Para mais informação: www.email-brokers.com
Contatos de Imprensa: Ana Velez - VALKIRIA’S®; Email: valkirias@valkirias.pt; Tel. 21 797 18 85 (www.email-brokers.com)

COMUNICADO 2

Divisão de Estudos de Mercado da Email Brokers revela resultados do primeiro «Barómetro da Internet- Portugal 2012»
O maior estudo sobre a Internet em Portugal realizado junto de mais de 400.000 websites.

DESTAQUES:

Há mais de 417.653 websites em Portugal
67% dos websites portugueses não são atualizados há mais de um ano.
Websites portugueses com possibilidade de fazer encomendas online cresceram 150% nos 2 últimos anos.
Compras online em Portugal são efetuadas na sua esmagadora maioria em websites estrangeiros.
83% dos websites portugueses não cumprem requisitos legais.
Maioria dos websites portugueses pertence a entidades situadas na zona de Lisboa, seguida pela região Norte.
Paypal domina pagamentos eletrónicos na Internet em Portugal.
 
De acordo com o estudo, inédito em Portugal, e que foi realizado pela Divisão de Estudos de Mercado da Email Brokers, há no nosso país mais de 417.653 websites. Destes, 307.091 são websites de cariz profissional/comercial. Um número bem distante dos 31.601 de perfil não comercial, e ainda mais dos 7.082 websites que existem dedicados ao serviço público. Neste amplo universo existem 24.054 blogues e Fóruns. Do total dos websites portugueses analisados concluiu-se que 71% têm menos de 50 páginas, e que apenas 3% do número total são websites com grande volume de conteúdos (+ de 500 páginas).
O Barómetro revela também que a atualização da grande maioria dos websites portugueses é muito pouco frequente: 68% foram atualizados pela última vez há mais de um ano, e apenas escassos 5% foram atualizados nos últimos três meses.
Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Email Brokers, algumas zonas de Portugal são mais férteis do que outras em relação à criação de websites: se olharmos para o mapa da internet em Portugal por região, concluímos que a maioria dos websites está essencialmente localizada na área de Lisboa (47%) e na zona Norte (24%). Segue-se o Centro do país (12%), o Algarve (9%) e o Alentejo (8%).
O Barómetro da Email Brokers revela ainda que em 2010 apenas 7.167 websites portugueses ofereciam a possibilidade aos internautas de encomendar online. Atualmente esse número alcançou os 17.097 websites, traduzindo um aumento de quase 150% em apenas 2 anos! No entanto, e apesar deste desenvolvimento tão significativo, a fraca qualidade dos websites portugueses de e-commerce, aliada à concorrência exponencial dos websites estrangeiros, está a levar para outros países o enorme fluxo de dinheiro gasto pelos consumidores portugueses em compras online, quando este poderia ficar em Portugal.
O ano de 2012 irá destacar-se pelo protagonismo ganho pelos TPE (pagamentos eletrónicos na Internet). Na verdade, 38% dos novos websites já integram o e-commerce nas suas estratégias de desenvolvimento comercial. Em Portugal o mercado dos pagamentos eletrónicos na Internet é dominado pela Paypal. Para apurar estes dados, a Email Brokers analisou 307.091 websites profissionais portugueses. A conexão https contida nos websites foi o método de identificação privilegiado, tendo contudo em atenção a existência das ligações de redirecionamento para os fornecedores de pagamentos online.
Finalmente, o mesmo estudo conclui que 83% dos websites portugueses não cumprem os requisitos legais porque não incluem, ou incluem de forma incompleta, as informações exigidas por lei no que diz respeito à identidade, contatos, regras profissionais, códigos de conduta, associações a que pertencem, relação com os consumidores, etc, das entidades que os detém.
Em 417.653 websites portugueses (profissionais, públicos, privados, não comerciais, blogs-fóruns):

A internet em números…

Sem endereço geográfico da entidade que detém o website: 165.829
Sem as coordenadas de contato, inclusive morada de correio eletrónico: 217.556
Sem o número de pessoa coletiva ou número de contribuinte: 141.073
Sem os códigos de conduta aos quais está eventualmente submetida a entidade que detém o website, assim como as informações relativas à forma como esses códigos de conduta podem ser consultados por via eletrónica: 254.885
Sem as coordenadas da autoridade de controlo competente, no caso da atividade da entidade que detém o website estar submetida a um regime especial de autorização: 209.811
“Estes resultados revelam que a maioria das empresas e das organizações em Portugal ainda não se deu conta da importância da Internet no mundo de hoje. Para muitos, um website é apenas, no melhor dos casos, “um mal necessário” que se utiliza apenas como cartão de visita. No pior dos casos é encarado como um gadget supérfluo. Portugal deve preocupar-se, mais do que nunca, com o impacto negativo que esta situação pode ter no seu desenvolvimento económico enquanto país, e criar estratégias que permitam colmatar esta falha. A Internet constitui uma grande oportunidade de modernização, internacionalização, expansão e desenvolvimento do comércio português. Porque não tenhamos quaisquer ilusões: quando um utilizador/internauta português não encontra nos websites nacionais aquilo de que anda à procura, opta pelos concorrentes estrangeiros. Se nada for feito, Portugal corre o risco de se tornar num modelo de sucesso à escala mundial a nível da utilização da Internet - consumo incluído, mas de transferir o enorme volume de dinheiro transacionado nas compras online para websites estrangeiros. É preciso compreender e assumir que a Internet é um parceiro essencial ao desenvolvimento económico, ” afirma Joel Machado, Managing Director da Email Brokers Ibérica.

 


Observador Cetelem analisa tendências de consumo da classe média 
42% dos portugueses considera que os filhos podem ter telemóvel a partir dos 11 anos
De um modo geral, cerca de 93% dos consumidores portugueses da classe média considera normal que as crianças possuam um telemóvel antes dos 16 anos. Apenas 7% defende que os filhos só devem ter acesso a este tipo de gadget a partir dos 17 anos. A maioria (42%) defende a utilização de telemóvel entre os 11 e os 13 anos. Estes dados são apresentados no Barómetro Europeu do Observador Cetelem, que este ano analisa as tendências de consumo da classe média na Europa.

 
No inquérito levado a cabo pelo Observador Cetelem existe um número ainda significativo de portugueses (16%) que é de opinião que uma criança a partir dos 7 anos deve ter o seu próprio telemóvel, o que coloca Portugal, entre os países da Europa Ocidental, como aquele em que os pais mais cedo pretendem oferecer um telemóvel aos filhos. Só os ingleses estão à frente de Portugal - 21% considera que a altura ideal para as crianças terem o seu telemóvel é entre os 7 e os 10 anos e 44% pretende colocar estes dispositivos à disposição dos filhos a partir dos 11 anos. Os franceses são os mais comedidos nesta matéria, a grande maioria (59%) defende que as crianças só devem ter acesso a estes gadgets entre os 14 e os 16 anos.
Ficha Técnica
Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridas amostras representativas das populações nacionais (18 anos e superior) de doze países: Alemanha, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia e Eslováquia – mais de 6.500 Europeus inquiridos a partir de amostras com pelo menos 500 indivíduos por país. Os inquéritos foram realizados em parceria com o gabinete de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido no terreno em Novembro/Dezembro de 2011, pela TNS Sofres.
A coerência entre a definição das classes médias dos diferentes países manteve-se através de uma aproximação à realidade, permitindo comparações internacionais. Para tal, utilizou-se uma classificação económica habitual, em função de décimos de rendimentos: para o Observador Cetelem, a classe média corresponde às famílias pertencentes aos quintos dos rendimentos Q2, Q3 e Q4, constituindo 60% da população, situando-se entre os 20% mais pobres e os 20% mais ricos.

 

 
EDP instala painéis solares fotovoltaicos no Centro de Alto Rendimento de Surf em Peniche

Lisboa, 10 de outubro de 2012 – a EDP vai instalar painéis solares fotovoltaicos no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf em Peniche, um espaço vocacionado para acolher estágios de seleções, equipas e atletas de alta competição.
Esta aposta da EDP no CAR decorre da estratégia de apoio à prática do desporto, na qual, o Grupo tem vindo a apostar, aliada à adoção de comportamentos sustentáveis e amigos do ambiente.
Ainda em Peniche, a empresa vai apoiar, pelo segundo ano consecutivo, a prova Rip Curl Pro Portugal - Peniche. O evento desportivo, que decorre até dia 21 de outubro, na Praia dos Super Tubos, vai reunir os melhores surfistas na oitava etapa do circuito mundial em ondas portuguesas.
À semelhança do que aconteceu no ano passado, a EDP retoma a sua aposta no surf, reforçando a sua estratégia de apoio à prática do desporto. Sendo, hoje em dia, um dos desportos de eleição de crianças e jovens, o surf alia o bem-estar e a prática de vida saudável a temas de relevância, como a responsabilidade social e ambiental, valores em destaque na política de compromissos da EDP.

 

4ª Edição Vacinómetro – época gripal 2012/2013

Na primeira semana de vacinação contra a gripe estima-se que 222 mil Portugueses com 65 ou mais anos já estejam vacinados
·        Até ao momento, estima-se que foram vacinados contra a gripe sazonal:
    • 12% dos indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos
    • 10,7% dos indivíduos portadores de doenças crónicas
    • 6,7% dos profissionais de saúde e profissões de risco
    • 11% dos indivíduos com idades entre os 60 e os 64 anos
  • A vacinação contra a gripe é fundamental para prevenir a doença e a transmissão
10 de Outubro de 2012 – Pelo 4º ano consecutivo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da Sanofi Pasteur MSD, apresentam os resultados do Vacinómetro. Lançado em 2009, este projeto pioneiro em Portugal, permite monitorizar em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) e também no grupo de indivíduos com idades entre os 60 e os 64 anos, para os quais a vacinação passou a ser recomendada desde a época passada.
De acordo com Filipe Froes, médico pneumologista membro da SPP, “a gripe é a principal doença do adulto prevenível pela vacinação e, no nosso país, esta infeção é responsável por milhares de internamentos hospitalares e centenas de óbitos. A vacina de gripe é o método mais eficaz de prevenir a gripe e as suas complicações.” 
Desde o arranque da época de vacinação, este ano novamente a 1 de Outubro, foram vacinados cerca de 10,1% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários analisados (65 ou mais anos, portadores de doenças crónicas, profissões de risco e 60 a 64 anos).
Nos indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos, registou-se uma taxa de vacinação de 12%. Este grupo, tem pela primeira vez a oportunidade de ser vacinado gratuitamente nos Centros de Saúde, tal como anunciado previamente pela DGS.
Cerca de 64 mil dos indivíduos dos 60 aos 64 anos (11%) foi vacinado e o grupo dos indivíduos portadores de doenças crónicas apresenta uma percentagem de 10,7% de vacinados. Os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados registam uma percentagem de 6,7% de vacinados.
Ainda de acordo com Filipe Froes, “ao longo das diferentes épocas gripais, este projeto tem sido uma importante ferramenta para podermos avaliar e monitorizar em tempo real a cobertura vacinal nos diferentes grupos e, assim, otimizar estratégias de atuação e de sensibilização da população para a necessidade da prevenção da gripe.”

Vacinometro 2012/2013:

À semelhança da edição do ano passado, verifica-se também este ano um aumento da amostra analisada e consequente diminuição da margem de erro, que visa melhorar a fiabilidade dos resultados. Assim, serão inquiridos 1.200 indivíduos em cada uma das 4 fases desta iniciativa.
A iniciativa conjunta da SPP e da APMGF vai decorrer durante 6 meses. Os próximos resultados serão divulgados nas seguintes datas:
          16 Outubro
          6 Novembro
          5 Março
Sobre a Gripe Sazonal

A gripe é uma infeção aguda viral provocada pelo vírus influenza, que afeta sobretudo o sistema respiratório. No adulto, o quadro clínico típico carateriza-se pelo aparecimento súbito de mal-estar geral, febre, dores musculares e nas articulações, arrepios, dor de cabeça e corrimento nasal. A gripe é mais perigosa nas crianças pequenas, nos idosos (com mais de 65 anos de idade), nos doentes com problemas do sistema imunitário (infetados pelo VIH ou transplantados, entre outros), ou com doenças crónicas (pulmonares, renais, cardíacas ou metabólicas). Nestes grupos de doentes, a gripe pode ter complicações graves e ser responsável por um elevado número de hospitalizações e de mortes (ex. pneumonia viral e bacteriana, descompensação da doença crónica subjacente, otite, bronquite, etc).
A gripe é uma doença grave que causa até 220 mil mortes por ano, na Europa[i]. O vírus influenza (vírus da gripe) infeta anualmente cerca 10% da população adulta e mais de 30% das crianças[ii],[iii].

Sobre o Vacinómetro

Objetivo - Monitorizar a cobertura vacinal contra o vírus da gripe na época gripal de 2012/2013, junto de quatro grupos de indivíduos pertencentes ao grupo recomendado e a grupos de vacinação prioritária, indicados pela DGS: (grupo 1) indivíduos com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos; (grupo 2) indivíduos com 65 ou mais anos; (grupo 3) indivíduos portadores de doenças crónicas; (grupo 4) indivíduos trabalhadores em instituições de saúde.
 
Metodologia - Questionários de aplicação telefónica, através do sistema CATI.

Universo - População portuguesa residente em território continental, com idade compreendida entre os 60 e os 64 anos, ou com idade igual ou superior a 65 anos, ou portadora de doenças crónicas, ou trabalhadora em instituições de saúde, de ambos os géneros e telefone fixo ou móvel.
Amostra por fase - Inquirição aleatória de 1200 indivíduos: (grupo 1) 300 indivíduos com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos; (grupo 2) 300 indivíduos com 65 ou mais anos; (grupo 3) 300 indivíduos portadores de doenças crónicas; (grupo 4) 300 indivíduos trabalhadores em instituições de saúde.
Margens de erro - Margem de erro da amostra total de ±2,8%, para um intervalo de confiança de 95%; margem de erro em cada grupo de ±5,6%, para um intervalo de confiança de 95%.
Controlo de Qualidade da Informação Recolhida - Dada a sensibilidade das questões em causa, bem como as faixas etárias a inquirir, iremos reforçar o controlo de qualidade do processo, através de uma verificação da totalidade das entrevistas realizadas (Em processos semelhantes a este, aquilo que está preconizado é um controlo de qualidade a 30% da amostra recolhida, mas neste processo iremos alargar este procedimento à totalidade da amostra – 100%), voltando desta forma, a perguntar a todos os inquiridos se foram ou não vacinados.

SPP

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia é uma associação científica agrupando pessoas singulares e colectivas que se interessem pelos problemas relacionados com o aparelho respiratório e/ou contribuam para o seu estudo e resolução, regendo-se por estatutos próprios e demais legislação aplicável, nomeadamente aplicável às Instituições de Solidariedade Social.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia tem, actualmente, cerca de oitocentos sócios efectivos e publica uma revista científica de periodicidade bimestral, a Revista Portuguesa de Pneumologia.

APMGF

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade do exercício e da realização profissional dos Médicos de Família, colocando todos os seus recursos à disposição dos seus associados, contribuindo desse modo, para a melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos.

Sobre a Sanofi Pasteur MSD

A Sanofi Pasteur MSD é uma joint venture entre a Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas da Sanofi, e a divisão de vacinas da Merck and Co. Inc. (MSD na Europa). Combinando inovação e competência, a Sanofi Pasteur MSD é a única empresa na Europa exclusivamente dedicada a vacinas. A Sanofi Pasteur MSD alia a experiência no campo da investigação da Sanofi Pasteur e da MSD para, juntamente com as suas equipas de todo o mundo, se dedicar ao desenvolvimento de novas vacinas que alarguem a protecção a mais doenças e ao aperfeiçoamento das vacinas já existentes, procurando melhorar a aceitabilidade, eficácia e tolerabilidade da vacinação.
Para mais informações:
Lift Consulting :
Raquel Campos - Tel.: 21 466 65 00 / 91 865 49 31 – raquel.campos@lift.com.pt
Joana  Vilaça Tel.: 21 466 65 00 /  91 318 43 03 -  joana.vilaca@lift.com.pt

 
De "Jornal do Norte" para "Tempo Caminhado"
 



[ii] Neuzil KM et al. Influenza Vaccine: Issues and Opportunities. Infect Dis Clin N Am 2001;15:123-41
[iii] http://www.who.int/wer/2005/wer8033.pdf  last access 31 August 2010

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