sábado, 11 de agosto de 2012

Mondim de Basto - Apenas um dia !!!


Por: Costa Pereira
Portugal, minha terra.





Com a Grande Peregrinação anual que tem lugar no 1ºDomingo de Setembro, encerra a época das festas e romarias no alto do Monte Farinha, agora só com missa de preceito até ao fim desse mês, a partir de então apenas só atos não programados que durante o ano ali são constantes. Este ano calha no dia 2, 1ºDomingo e como intenção geral é pedir com Bento XVI: “ Para que as comunidades cristãs estejam sempre mais disponíveis para enviar missionários, sacerdotes e leigos e recursos materiais em favor das Igrejas mais pobres”. Também as suas intenções para o mês de Setembro são no sentido de “Que os políticos atuem sempre com honestidade, integridade e amor à verdade”. -  Pensou nos portugueses, com certeza…



          Preside D. Amândio Tomaz, bispo de Vila Real e transmontano muito ilustre, natural de Chaves. O 1º bispo transmontano, a governar a sua, e minha, diocese de batizado em Igreja! A peregrinação começa no sábado, dia 1, com Missa Vespertina às 17:00h. Mas o dia grande é no Domingo, com o Toque das Ave-Marias às 07:00h; depois Confissões e atendimento aos peregrinos às 07:30h; Missa às 08:00h, no Santuário; às 09:00h, recitação do terço junto ao andor de Nossa Senhora, no Lg. de Santiago, donde às 10:00 sai, estrada fora, a Procissão com destino à esplanada do Santuário para ter inicio a Solene Eucaristia, às 11:00h. Após a Santa Missa, é o regresso da imagem ao Santuário, com procissão e o adeus dos peregrinos a Nossa Senhora da Graça. Como vem a ser tradição a Missa Solene será transmitida em direto pela Rádio Região de Basto, assim como a Guarda de Honra a cargo dos BV de Mondim de Basto, incluindo escuteiros, grupos de jovens e associações. Abrilhantará as cerimónias litúrgicas o Grupo Coral de Vilar de Ferreiros e grupos convidados do Arciprestado do Baixo Tâmega. A ordem será mantida pela GNR de Mondim de Basto. 
Uma boa ocasião para subir ao mais sedutor miradouro do Norte de Portugal, e rezar muito mais perto do céu.


 E se nesse dia o fizerem, domingo, 2 de Setembro, vão ter uma surpresa: ver peças de museu que há muito estavam escondidas dos olhares dos peregrinos e romeiros do Monte Farinha, a imagem antiga de Nossa Senhora da Graça é uma dessas surpresas, mas apenas por um dia!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apresentação do livro IV Congresso Transmontano e Alto Duriense - 2018

                                     https://www.calameo.com/read/0058874319c4c6809d1bb                                          Notas da mi...