terça-feira, 10 de julho de 2012

Concerto Cidades Irmãs - Falecimento do Engº Humberto Cardozo de Carvalho - Sexta 13 em Montalegre



Coral de Ruada


Silvio Teixeira
CONCERTO CIDADES IRMÃS
No transacto dia 7, deslocou-se a Vila Real o CORAL DE RUADA - OURENSE, que,
com o CORAL DA CIDADE DE VILA REAL, mostraram na GALERIA ÁTRIO DOS PAÇOS DO CONCELHO, da Câmara Municipal de Vila Real, a sua arte.
Foi um espetáculo lindíssimo, em que se ouviram as vozes em uníssono, em perfeira harmonia.
A Galeria estava repleta de gente, que esteve com a maior atenção, a ouvir os cânticos tradicionais dos dois coros.
A presença do Presidente da Câmara, Dr. Manuel do Nascimento Martins, fez-se notar, dizendo algumas palavras, congratulando-se com o facto da visita do CORO DE RUADA - OURENSE.
Os dois coros foram largamente ovacionados, sendo trocado presentes.
É notória a geminação existente entre as cidades de Vila Real e de Ourense que existe desde há 30 anos, havendo uma parceria, de modo a serem mostradas manifestações desta e de outra natureza.
Sílvio Teixeira

Coral da Cidade
Coral da Cidade
Coral da Cidade
Coral de ruada
coral de ruada
Presidente da Cãmara Municipal de Vila Real a agradecer
FALECEU O ENGº HUMBERTO CARDOSO DE CARVALHO

Natural de Cabo Verde e radicado há muitos anos em Vila Real, onde casou e teve filhos.
Exerceu as funções de Engº., na Direção de Estradas de Vila Real, sendo posteriormente Diretor.
Foi Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, sendo altamente prestigiada a sua atuação.
Ao Engº. Humberto se deve a construção do Mercado Municipal, rejeitando ao tempo que lhe fosse dado o seu nome.
Não se pode olvidar que Vila Real esteve sem mercado desde Fevereiro de 1941, em que um vendaval destruíu o existente,que estava localizado no ora
CTT,  estando a cidade desprovida desta utilidade.
O mercado era feito, através de tendas, localizadas em diversos pontos da cidade, com as consequênciaas mais desastrosas em relação a higiene e limpeza.
Foi um desapontamento para os habitantes da cidade, que devido à falta de condições financeiras, o terreno foi cedido aos CTT, o que causou mais a indignação popular.
Foi necessária a presença no município do Engº. Humberto para a construção do mercado existente. A ele se deve ainda a iniciativa de a urbe se prolongar para o norte, com a construção do ao tempo denominado "Bairro Azul"
Foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia, sendo recentemente homenageado.
Exerceu ainda as funções de Deputado ao tempo, na Assembleia Nacional
O Engº. Humberto de Carvalho era uma pessoa muito querida em Vila Real.
 Merece, por isso, que o seu nome seja perpetuado numa artéria da cidade.
Paz à sua alma.

Sílvio Teixeira

Montalegre

Padre Lourenço Fontes
MONTALEGRE - Sexta Feira 13

É já esta sexta-feira que é celebrada, em Montalegre, a última "Sexta 13" do ano. Ultimam-se os preparativos para uma noite que promete ficar na memória. "Forças do Ar" dá nome ao espetáculo noturno. Este, entre outros motivos, engloba números de malabarismo, percussão, pirotecnia e música. Ao todo, mais de meia centena de atores vão protagonizar encenações que agoiram surpreender. Padre Fontes volta a subir ao palco para esconjurar a bebida mágica – queimada. Boss AC e Homens da Luta vão assistir ao espetáculo, antecipando a atuação prevista para o dia seguinte.
 Segue, a ritmo acelerado e característico, a preparação da terceira e última Sexta 13 deste ano, em Montalegre. O mês de Julho fica marcado pelo evento que já ultrapassou, há muito, a raia de Barroso, sendo hoje uma referência em Portugal. Nesta receita mágica, estão reunidos os condimentos para um resultado final extraordinário. Com um elenco que supera a meia centena de intervenientes, estão previstos números de acrobacia, percussão, música, pirotecnia. O padre Fontes volta a protagonizar a encenação da queimada, seguida de uma “surpresa” que a organização garante deliciar a assistência. 

BOSS AC E HOMENS DA LUTA

A festa não se fica pela noite de sexta. A emoção é prolongada para o dia seguinte, com a atuação de Boss AC e Homens da Luta. No entanto, os conhecidos artistas portugueses chegam à capital do imaginário na noite do “azar” e vão assistir ao espetáculo noturno "Forças do Ar". A encenação tem início nos Paços do Concelho e culmina no recinto do castelo de Montalegre. Em contra relógio, organização, grupos de animação e técnicos, reúnem e fazem os últimos ajustes no que respeito diz à estrutura do espetáculo, som, imagem, luz, fogo, entre outros. O conjunto de detalhes é pensado ao pormenor e são necessárias reuniões de preparação para que nada fique esquecido.
Fonte: Site da Cãmara Municipal de Montalegre

Sem comentários:

Enviar um comentário