PRESS
RELEASE
Amostrade 800 professores do 1º até o
12º ano em todo o país
Estudodo ISPA revela
Esgotamento nos professores
Um
estudo desenvolvido por Ivone Patrão e Joana Santos Rita, investigadoras do ISPA,
revela que cerca de 30 por cento dos professores enfrentam um esgotamento,
associado a elevados níveis de ansiedade e depressão, sendo que são os
professores mais velhos, efetivos e com mais anos de experiência quem apresenta
níveis superiores. A investigação começou em 2009 e ainda decorre mas já há
dados de uma amostra de 800 professores do 1º até o 12º ano em todo o país.
O estudo
demonstra que são os professores do ensino primário quem apresenta valores
superiores nos níveis de stress, exaustão emocional e maior falta de reconhecimento
profissional, sendo o sexo feminino quem apresenta valores mais elevados de
esgotamento. Também os professores que têm alunos com necessidades educativas
especiais têm valores mais elevados de ansiedade, esgotamento e preocupações
profissionais. Já os professores com elevada auto eficácia apresentam baixos
níveis de esgotamento.
Os
dados alertam ainda para a influência dos professores que revelam elevados níveis
de esgotamento como estímulo negativo para os pares, bem como para o facto de,
geralmente, poucos professores recorrerem a ajuda de profissionais de saúde
mental. Os professores com níveis elevados de esgotamento apresentam baixos
níveis de satisfação no trabalho, nomeadamente em escolas públicas. A falta de
condições organizacionais, o stress, a falta de reconhecimento profissional, de
realização e de supervisão sugerem que os professores vêem os recursos como
inadequados e percecionam falta de condições da escola.
As
estratégias mais utilizadas pelos professores para enfrentar a situação são de controlo,
seguidas de escape e finalmente de gestão de sintomas. Neste quadro alguns
professores utilizam a rotina ou o absentismo laboral para aliviar a tensão
exercida. As autoras recomendam que a intervenção passa pela formação e por
criação de grupos de supervisão, como um local de expressão emocional das dificuldades
e partilha de práticas educativas de sucesso e de exemplos de boas práticas em
educação.
Nota:
Este e outros temas estão em debate de hoje a 23 de Junho, no ISPA, no 12º
Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, subordinado ao tema “Educação,
Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação
e da Prática”.
Ana
Fonseca
Gestora
de Projectos
LPM
Comunicação
Edifício
Lisboa Oriente
Av.
Infante D. Henrique,333 H | 49 | 1800-282 Lisboa
Tlf. 218 508 110 |Fax. 218 530
426 |Tlm. 961 775 791
De "Jornal do Norte" para "Tempo Caminhado"
Comentário:
Estes estudos trazem sempre algo de bom. Mas as suas conclusões nunca vão ao âmago da questão: as politicas governamentais que criaram, no passado recente (Consulado socialista de Sócrates), uma enormidade de injustiças entre estes profissionais. Esta é a verdadeira causa do desânimo dos melhores.
Comentário:
Estes estudos trazem sempre algo de bom. Mas as suas conclusões nunca vão ao âmago da questão: as politicas governamentais que criaram, no passado recente (Consulado socialista de Sócrates), uma enormidade de injustiças entre estes profissionais. Esta é a verdadeira causa do desânimo dos melhores.
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