sexta-feira, 2 de março de 2012

Angola - Descoberta insólita de documento em caixote de lixo de Lamego

As descobrertas insólitas de docummentos têm sido noticiadas ao longo dos tempos. Nós, já aqui escrevemos sobre algumas. António Júlio Andrade, na décade de 90 do século passado, encontrou numa lixeira de Moncorvo, numerosos exemplares de jornais oitocentistas transmontanos. Acabou por desenvolver um escrito na revista Brigantia sobre o tema.
A que vem contada abaixo por J. Rentes de Carvalho é curiosa. Passemos-lhe a palavra: 



in: TEMPO CONTADO

tempocontado.blogspot.com


Sábado, Fevereiro 25

Club Transmontano de Angola, 1912 - 1946


Em 1946 festejava o Club Transmontano de Angola 34 anos de existência. Para marcar essa  efeméride da "primeira instituição regionalista criada em Angola" editou-se um número comemorativo da sua revista. Um exemplar da mesma foi nesse ano remetido para Lamego ao Padre Aníbal Rebelo Basto, provavelmente pessoa conhecida, pois bastou o nome, não precisou de endereço.
Em 1996, no Outono, querendo dar publicidade a Trás-os-Montes, organizei eu uma excursão com 100 holandeses que, em 10 dias, descansando e pernoitando em várias aldeias, caminharam os quase 100 km de Moncorvo a Miranda. Desse grupo fazia parte uma jovem que, tendo gostado da terra e das gentes, desde então volta com frequência a Portugal.
No Verão de 2001, encontrando-se em Lamego, despertou-lhe a curiosidade uma maleta atirada para um monte de lixo. Uma vez aberta, descobriu nela uma revista, um par de óculos, uma boquilha e alguns postais. Guardou a revista, esqueceu-a, redescobriu-a esta semana e decidiu que eu era a pessoa a quem a iria oferecer.
Assim me vejo na posse de uma interessante publicação, de cujo conteúdo, a par de poesia e curiosidades, faz parte um "Recenseamento dos Transmontanos residentes em Angola". Contando por alto, estão nesse registo cerca de 1300 nomes de pessoas e as respectivas localidades de origem, residência e profissões.
Posted by JRC at 10:50:00 AM

Transmontanos residentes em Angola em 1946

Numa apressada vista de olhos pelas listas, procurando vizinhos, encontrei gente de Freixo-de-Espada-à-Cinta, Lagoaça, Bruçó, Carviçais, Adeganha, Moncorvo, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Vila Nova de Fozcoa, Alfândega da Fé, Sambade, Meirinhos, Mogadouro, Castelo Branco, Miranda, Chacim, Azinhoso, Poiares, Larinho, Vilar Chão...



Clique para aumentar













 (Clique para aumentar)

Posted by JRC at 10:48:00 AM

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Sal da História: Livro assinala os 31 anos do Monumento aos Combatentes do Ultramar

BARROSO   da  FONTE Há 31 anos foi inaugurado, em Lisboa, o Monumento Nacional que dá nas vistas de quem chega ou de quem parte, por terra...