sábado, 11 de fevereiro de 2012

VILA REAL - Evento de divulgação de colectânea de Autores Transmontanos e Alto Durienses





Local do evento de divulgação: Conservatório de Música de Vila Real






A colectânea de Autores Transmontanos e Alto durienses, encontra-se à venda na Papelaria Branco











Livraria e Papelaria Branco
www.hotfrog.pt/Empresas/Livraria-e-Papelaria-BrancoEm cache - Semelhante
Livraria e Papelaria Branco. R Doutor Roque Silveira 95, Vila Real, VILA REAL, Vila Real 5000-630. p: 259322829. Website -

Livraria e Papelaria Branco




Um pouco de História
 
José Botelho de Carvalho Araújo, embora considerado um vila-realense de gema, não nasceu em Vila Real. Nasceu na freguesia de São Nicolau, no Porto, a 18 de Maio de 1882, por acidente. Dois meses depois vai para Vila Real e aí passou a infância.
Faz os preparatórios para a Escola Naval (Porto) e em 1899 incorpora-se na Marinha onde desenvolve uma carreira admirável. Casou em 1906 com Dona Ester Ferreira de Abreu.
Foi comandante de vários navios, num dos quais viria a morrer: Augusto de Castilho. Foi em Outubro de 1918, na parte final da Primeira Grande Guerra, com a Alemanha já praticamente derrotada, tendo mesmo pedido o armistício. Nesse mês fatídico, a 14 (dia do nascimento do seu sétimo filho), surge nas águas calmas entre a Madeira e os Açores, o submarino alemão U-139 que ataca o São Miguel, comboiado por Carvalho Araújo. O combate desigual provoca a morte deste corajoso vila-realense ao comando do seu caça-minas. A sua heroicidade é considerada um dos maiores feitos da participação portuguesa na Grande Guerra.


Créditos fotográficos: Nilza Gomes e Fernando Guimarães

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Estado Novo acabou com o analfabetismo