terça-feira, 13 de dezembro de 2011

História do navegador Fernão de Magalhães contada às crianças

Alexandre Parafita é um dos autores


Com o título “Magalhães nos olhos de um menino”, acaba de ser lançado um novo livro de literatura infanto-juvenil que narra aos mais novos a história do navegador Fernão de Magalhães, da autoria do escritor transmontano Alexandre Parafita e da pedagoga brasileira Simone de Fátima Gonçalves, com ilustrações de Rui Pedro Lourenço.
É uma história repleta de aventuras, tormentos e mistérios, dominada pela visão inquietante de sereias, gigantes e monstros marinhos que fazem parte do imaginário nacional em torno dos Descobrimentos. Mas é, especialmente, a história do Homem que provou não haver um fim para o mar e mostrou ao mundo que, quando os sonhos são infinitos, nem a lei da morte os pode travar.
            Este livro, publicado pela Plátano Editora, na sua colecção “O Maravilhoso Infantil”, pretende, ao mesmo tempo, preencher uma lacuna no espaço educativo infantil, onde a figura do Navegador português continua praticamente ignorada.
            Nos últimos três anos, mais de 90% das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico receberam o “Magalhães”, ao abrigo do programa “e-escolinha”, num total de mais de um milhão de computadores, contudo, a esmagadora maioria das crianças que usa tal equipamento não o associa ao Navegador português ou desconhece em absoluto quem é esta figura pioneira da história do planeta.
            A obra foi escrita a duas mãos, por um autor português e uma autora brasileira, usando redes sociais e tecnologia interactiva, e, dessa forma, procurou retratar também um pouco da “aldeia global” que Magalhães ajudou a construir.
(Texto enviado pelo Observatório de Literatura)

Sem comentários:

Enviar um comentário

1000 dias de guerra na Ucrânia

Este criminoso de guerra não iniciou a guerra com a Ucrânia há 10 dias, iniciou-a há 10 anos com a invasão da Crimeia. Ontem houve eventos a...