quinta-feira, 12 de junho de 2025

No dia 10 de Junho: Pedraça inaugura estátua de D. Nuno Álvares Pereira

JOÃO  MIRANDA

Enquanto hoje o país assinalava o actual Dia de Portugal, a freguesia de Pedraça, em Cabeceiras de Basto, também celebrou Nuno Álvares Pereira, com a inauguração de um novo espaço ajardinado com a estátua do Condestável.
Luis Mouta - Presidente -
Junta de Pedraça



A escultura está localizada nas imediações da Casa da Torre, onde D. Nuno viveu durante alguns anos, após o casamento com D. Leonor Alvim, uma nobre e riquíssima viúva que era senhora daquelas terras. Da sua união nasceria a Casa de Bragança que dirigiu os destinos do país após a recuperação da independência, em 1640.


O terreno para a construção do novo espaço foi oferecido pela Dra Margarida Barbosa, herdeira da Casa da Torre, onde foi oferecido um almoço no final da cerimónia, que contou com a presença de grande número de habitantes, bombos e fanfarra.


A iniciativa partiu da Junta de Freguesia de Pedraça, com o objectivo de valorizar a passagem, por ali, daquele que foi um dos maiores personagens da história de Portugal. Luís Mouta, Presidente da Junta, manifestou a esperança de que a escultura do Condestável, executada por dois artífices galegos, venha a ser um novo foco de atração turística. E referiu que a inspiração para esta iniciativa surgiu, fortuitamente, há cerca de dois anos atrás, quando assistiu a uma palestra na Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto, sobre Leonor Alvim e as origens da Casa de Bragança pelo historiador Barroso da Fonte.

Diz a tradição que, junto à Casa de Pedraça, existe também uma espécie de “picadeiro” que teria sido utilizado por D. Nuno Álvares Pereira, após as núpcias com D. Leonor de Alvim.

João Miranda

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem-me ir trabalhar

  JOÃO  MASSANO   Quinta-feira, 11 de dezembro, greve geral. O INEM anunciou paralisação e depois recuou. Os tribunais não recuaram. Os tr...

Os mais lidos