sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Tradições de Natal

Teresa A.  Ferreira


Terminado o primeiro período escolar, em Bragança, era tempo de rumar a casa. Despedia-me dos colegas de escola (Cina, Raquel, Jorge, Quim, Tó Zé, Manuela, António…) com os olhos postos no aconchego familiar e nas festividades que estavam para vir: a matança do porco, fazer o fumeiro, os serões à lareira, a comida confecionada nos potes, as torradas feitas nas primeiras brasas da lareira regadas com azeite e muito amor, as Festas dos Caretos…. Participava em tudo, ao meu jeito, e de tudo guardo boas lembranças.

Quando chegava o dia de matar o porco, fugia e escondia-me tapando a cabeça com almofadas. Doía-me a alma a gritaria do animal. Queimavam-lhe os pelos com um molho de palhas, enquanto um alguidar retinha as últimas gotas de sangue. Eram várias pessoas à volta dele, cuidando de tudo a preceito. Minha mãe ia lavar as tripas ao ribeiro. Eu só aparecia por perto quando o animal ficava dependurado numa trave, de cabeça para baixo. No dia seguinte, era o tempo da desmancha. Os presuntos iam para a salgadeira, assim como as orelhas e outras partes. Retirava-se carne do lombo para fazer os salpicões, carne da suã para as alheiras, carnes e mais carnes eram divinamente separadas, cada uma cumprindo a sua função. Lembro-me de se fazer umas sopas com sangue cozido do porco, assim como, chouriças doces de sangue que eu tanto apreciava. Como me sabia bem o entrecosto grelhado na lareira, depois de passar uns dias em vinha de alhos. E os chichos assados nas brasas? Petisco de lamber os dedos.

FONTE: https://www.diariodetrasosmontes.com/cronica/tradicoes-de-natal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fatah Sherif, líder do grupo terrorista HAMAS, era funcionário da UNRWA.

    FONTE: https://areferencia.com/oriente-medio/agencia-da-onu-confirma-que-lider-do-hamas-morto-no-libano-era-seu-funcionario/