sexta-feira, 18 de agosto de 2023

AS CRIADAS DO SUMO-SACERDOTE

 Por Maria da Graça

 

FIG. 2
FIG. 1
Depois de Jesus ter sido preso em Getsémani, foi levado para casa do Sumo-Sacerdote para ser julgado. Pedro seguiu-o e juntou-se às pessoas que estavam sentadas em redor de uma fogueira no pátio.

Pedro vangloriava-se de que jamais o abandonaria, mas Jesus predissera exactamente o contrário. (Fig. 1)

Quando uma das criadas o viu disse: "Também tu estavas com Jesus, o Galileu!" (Math, XXVI,69-75). Pedro negou, disse à mulher que não o conhecia, levantou-se e foi para o alpendre.
 As Mulheres nos Evangelhos Canónicos

  BERTRAND

Entretanto, outra das criadas viu-o e disse ao povo que estava por perto: "Ele estava com Jesus, o "Nazareu". De novo Pedro negou.

Quando foi pressionado pelos presentes, pela terceira vez negou que conhecia Jesus. Nesse momento o galo cantou, levando Pedro a lembrar-se que Jesus lhe dissera que este o negaria três vezes, antes de o galo cantar. Então saiu e chorou. ( Fig.2)

Esta representação das negações surge na igreja de São Pedro de Nogueira (fig.1), e no fresco da Capela do Senhor da Rua Nova, na freguesia de Fornos (Fig.2), com data de 1743 inscrita na torre sineira e é imóvel de interesse público desde 1984. Aqui, inclusivamente com uma das criadas a acusá-lo, junto da fogueira.

In As Mulheres Nos Evangelhos Canónicos

(A sua representação na Periferia Duriense)

ARMANDO PALAVRAS


Sem comentários:

Enviar um comentário

"O Sal da História" no prelo