Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Yonatan Netanyahu vai ser homenageado no aeroporto de Entebbe no UGANDA.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Entebbe
Os mais lidos
-
Os mais lidos nestes ultimos meses... Posts Actuação do governo? 1.32K "Pessoas que menstruam". 848 FESTA ! 80...

A MÃO FELIZ - Por Baptista- Bastos
ResponderEliminarA arte de António Carmo é uma pesquisa permanente e quase permanentemente inovadora.Diria, não como definição,mas como processo de trabalho e de pesquisa, ser uma arte que resume e sustenta uma particular visão do mundo, nascida de uma especial e pessoal experiência. E é uma relação muito especial com a cultura porque estabelece uma distinção entre o modo de ver e o processo de realizar. O mundo de Carmo é um mundo de valores comprometido com a experiência de vida e a maneira de a modificar.
Sigo, há anos, como amador que tenta ser claro e expressivo, o trabalho deste pintor, e verifico que, só aparentemente ele se não altera ou modifica. Em cada quadro, em cada um dos seus desenhos (ele é, também,um grande desenhador) a inovação e a proposta de uma outra experiência estão lá consignados. Depois, ou como princípio, António Carmo pensa a sociedade em que vive subjugando as cores e o desenho aos próprios impulsos, momentâneos ou reflectidos, exigidos pelo seu próprio trabalho.
Ele possui um estilo, quero dizer: um modo muito pessoal de ver, pensando, a realidade que o cerca e, de certa forma, o explica e à sua arte. E, nada nele, na sua arte muito pessoal e significativa existe, também, uma volutabilidade que cria e estabelece esse princípio de originalidade que é a marca dos grandes artistas.
A mão feliz não só acontece aos grandes artistas, como é o resultado de infatigável e intenso trabalho, aliado a uma atenção insistente e persuasiva. Assiste-se hoje, a um regresso, quase brutal, do desmantelamento do humano em favor de uma falsa modernidade, filiada nos princípios da diferença e da distância. Carmo faz a reivindicação artística de não abandonar o humano em favor do trivial. A sua arte pertence a uma continuidade, renovada e renovadora , de uma cultura de intervenção , e, neste aspecto, ele parece-me extremamente original. Os seu desenho, as cores de que se serve, a natureza específica dos seus temas remetem-nos para uma opção de classe que me parece extremamente original, sem nunca abandonar a natureza dos pricípios clássicos. ...
(...)
IN A VIAGEM (EXPOSIÇÂO RETROSPECTIVA DO PINTOR ANTÓNIO CARMO) 50 ANOS DE PINTURA -BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL
MAIO DE 2017