domingo, 9 de abril de 2023

As Santas Mulheres no Sepulcro

 

                 Georg Pencz (1500-1550), The Three Marys at the Tomb. Life of the Chris

Ao alvorecer do primeiro dia da semana, após o Sábado, um grupo de mulheres dirige-se ao sepulcro onde fora sepultado Jesus. Levavam unguentos. Por isso se chamam mirróforas. Os Evangelhos não referem um número em concreto[1]. Normalmente são mencionadas quatro: Maria de Magdala, Maria mãe de Tiago, Salomé e Joana.

Viram dois homens com veste fulgurante (Luc. XXIV, 4), ou um jovem vestido com uma túnica branca (Marc.XVI, 5), ou ainda um anjo descendo do céu (Math. XXVIII, 2). A aparição do anjo, precedida por um terramoto que assusta as mulheres e faz acordar os soldados, é uma autêntica Teofania

O anjo que é como um relâmpago e a sua roupa, alva como a neve, sentado na pedra que havia rodado desde a entrada do sepulcro, anima-as dizendo-lhes que Cristo, o crucificado, não estava ali (Marc. XVI, 57). Iria à sua frente à Galileia[2]. É, porém, João que conta o episódio que inspiraria a iconografia de Noli me Tangere (Joh. XX, 11-18) difundida no Oriente e mais tarde no Ocidente[3].

Este tema está presente na arte paleocristã dos primórdios mas iconograficamente desenvolveu-se durante os séculos XI e XII. A imprecisão evangélica permitiu aos artistas uma grande liberdade de representação. O número das Santas Mulheres oscila entre as duas e as quatro. Numerosas vezes são representadas três.

Armando Palavras


[1] Em João (XX-1) apenas é referida Maria de Magdala. Mateus (XXVIII, 1-7) enumera duas: Maria Madalena e Maria Cleofás. Marcos (XVI-1) refere três: Maria Madalena, Maria, mãe de Santiago (ou seja Maria Cleofás) e Maria Salomé. Finalmente Lucas (XXIV-10), às duas Marias e a Joana junta um número indeterminado de Santas Mulheres.

[2] Esta cena é também descrita na literatura apócrifa.

[3] Segundo Marcos e João, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, antes deste episódio. Para resolver este problema, tornou-se corrente afirmar que as Santas Mulheres eram as irmãs da Virgem: Maria, mãe de Tiago e Maria Salomé.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O preço dos ovos iranianos

Finalmente a CS portuguesa percebeu que no Irão existe uma revolta popular contra o regime escabroso dos clérigos iranianos. Sim. Porque até...

Os mais lidos