quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Alexei Navalny, que está detido na Rússia, é o vencedor do prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento de 2021.

 

O opositor russo Alexei Navalny, que está detido na Rússia, é o vencedor do prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento de 2021. Os outros dois finalistas eram um grupo de 11 mulheres afegãs e a ex-presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez.

"Navalny mostrou grande coragem nas suas tentativas de restaurar a liberdade de escolha ao povo russo. Durante muitos anos lutou pelos direitos humanos e liberdades fundamentais no seu país. Isto custou-lhe a sua liberdade e quase a sua vida", disse a vice-presidente do Parlamento Europeu, a finlandesa Heide Hautala.

"Em nome do Parlamento Europeu peço a sua libertação imediata e incondicional", acrescentou. "Toda o assédio, intimidação e ataques contra a oposição, a sociedade civil e os media, pelas autoridades russas, deve parar", acrescentou.SUBSCREVER

O dissidente de 45 anos foi detido em janeiro de 2021, após regressar da Alemanha onde esteve a receber tratamento por ter sido envenenado em agosto de 2020 com novitchok - Navalny e os seus apoiantes culparam o Kremlin, mas a Rússia negou qualquer envolvimento.

O principal líder da oposição russa, ativista anticorrupção e grande contestatário ao poder do presidente russo, Vladimir Putin, foi sentenciado a dois anos e meio de prisão por ter violado a liberdade condicional de uma anterior condenação, que diz ter tido motivação política.

O vencedor foi anunciado oficialmente esta tarde, no plenário do Parlamento Europeu, com o grupo do Partido Popular Europeu, que nomeou Navalny junto com o Renovar a Europa, a antecipar-se antes no Twitter.

O vencedor é escolhido na Conferência de Presidentes, que reúne os líderes dos grupos políticos com representação no hemiciclo europeu e o líder do Parlamento Europeu, David Sassoli.

"Ao atribuir o Prémio Sakharov a Alexei Navalny, reconhecemos a sua imensa coragem pessoal e reiteramos o apoio inabalável do Parlamento Europeu à sua libertação imediata", disse Sassoli numa mensagem. "O prémio de hoje reconhece a sua imensa bravura e reiteramos os nossos apelos à sua libertação imediata", escreveu também no Twitter.

Honrar as mulheres afegãs

Além de entregar o Sakharov a Navalny, o Parlamento Europeu honrou também um grupo de mulheres afegãs, comprometendo-se a "organizar uma semana de atividades para chamar a atenção para a sua situação".

A vice-presidente citou depois o grupo de 11 mulheres afegãs que estavam nomeadas, entre elas a ex-ministra Sima Samar, a diretora da Comissão Afegã Independente de Direitos Humanos Shaharzad Akbar, uma das mulheres que fizeram parte da equipa de negociadoras do governo afegão, Habiba Sarabi, ou a jornalista Anisa Shaheed.

"Todas lutaram ferozmente pela igualdade e direitos humanos e o Parlamento Europeu quer honrar a bravura destas mulheres, já que são entre as primeiras a sofrer as violações dos seus mais básicos direitos e liberdades depois de os talibãs terem assumido o poder do seu país", acrescentou.

Este ano assinala-se o centenário do nascimento do físico e dissidente soviético Andrei Sakharov, que dá nome ao prémio para a Liberdade de Pensamento, no valor de 50 mil euros, entregue pelo Parlamento Europeu desde 1988. No ano passado o galardão distinguiu a oposição democrática bielorrussa.

A cerimónia de entrega do prémio está marcada para 15 de dezembro, em Estrasburgo.

FONTE: https://www.dn.pt/internacional/alexei-navalny-e-o-vencedor-do-premio-sakharov-14238524.html

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jeanine_

%C3%81%C3%B1ez

Jeanine Áñez também foi nomeada. Pelos Reformistas e Conservadores Europeus, que consideram a boliviana "um símbolo da repressão contra os dissidentes e de privação do devido processo legal e do Estado de direito na América Latina". Em novembro de 2019, após alegada fraude eleitoral da parte do então chefe de Estado Evo Morales, Áñez tornou-se presidente interina da Bolívia, tendo entregue o poder um ano depois após novas eleições. Foi presa a 13 de março deste ano, acusada de "terrorismo, sedição e conspiração" por alegadamente planear um golpe de Estado contra Morales. "Esta nomeação mostra um forte apoio pela democracia, o Estado de direito e as liberdades fundamentais", disse McAllister.

                            As três nomeações

Alexei Navalny - Vencedor

Mulheres Afegãs

Jeanine Áñez


Sem comentários:

Enviar um comentário

General Ramalho Eanes coloca dedo na ferida!

 Anteontem o General Ramalho Eanes, sobre o PCP disse isto: https://eco.sapo.pt/2024/04/26/eanes-afirma-que-pcp-se-preparava-para-estabelece...