quinta-feira, 15 de abril de 2021

Vento Norte

                     https://www.rtp.pt/play/p8741/vento-norte

Ontem estreou-se na RTP 1 uma nova série, chamada Vento do Norte, que começa logo com o regresso dos soldados portugueses vindos de França, estropiados, gaseados, da 1ª Grande Guerra, comandados por Gomes da Gosta.

Pareceu-me uma série bem feita e que irá desenvolver-se desde os antecedentes até à instauração do Estado Novo.

Já hoje andei a pesquisar sobre isso dos "gaseados", por 2 motivos; um, é que tive um avõ, médico, que foi um desses gaseados;  e o segundo é que, tendo falado desse termo à frente de um alemão que fora o 1º vice-director da EAL que eu conheci, ele julgou que eu estava a fazer alguma piada (que seria de imenso mau gosto) sobre... os judeus exterminados em câmaras de gás na 2ª Grande Guerra.  Ora se houve coisa que eu aprendi, até já antes de ter entrado na EAL, é que não há terreno mais pantanoso e mortífero que entrarmos a falar com alemães sobre qualquer coisa que, de perto ou longe, toque na 2ª Grande Guerra. Até porque muitos dos alemães actuais nasceram durante ou depois dela e foram suas vítimas. Os que foram colaborantes com o nacional-socialismo... já morreram quase todos ou todos, já que eu, com 77 anos, nasci... no meio da Guerra. No máximo, falar só com amigos muito íntimos que nos conheçam muito bem, e o nosso pensar, e... as minhas dificuldades com o alemão (o que não era em nada aquele caso). Lá expliquei que a palavra não tinha nada a ver com o holocausto, pois era referente à 1ª Grande Guerra e, talvez o que mais o convenceu tenha sido eu dizer que tivera um avô gaseado. Um avô nem alemão nem judeu, obviamente.

Não posso ainda mandar-vos um texto que descobri hoje de manhã sobre a Guerra Química de 1914-18 mas posso, que é muito mais rápido, mandar-vos esta notável lição de história de Jaime Nogueira Pinto sobre o Portugal desde um par de anos antes do assassinato de D. Carlos até à descolonização. Serve às mil maravilhas para enquadrarmos a nova série portuguesa na RTP 1, que não abarca senão uma parte do tempo exposto aqui.





Pareceu-me que por vezes Jaime Nogueira Pinto se engana, como quando diz 1980 em vez de 1890, ou diz 1971 em vez de 1961 (início do terrorismo em Angola). Mas acho que sentimos logo que ele se enganou e podemos voltar atrás no vídeo a confirmar.

Espero que gostem... e possam apreciar melhor a tal série portuguesa na RTP 1.
Quem não viu ou não pode ver em directo, suponho que os episódios irão ficar no RTP Play. A série chama-se Vento Norte... porque tratará do golpe de Gomes da Costa a partir de Braga e julgo que irá até ao Estado Novo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os mais lidos