quarta-feira, 11 de novembro de 2020

«Antologia da Maria Castanha» – «Quem me dera cá o tempo – Antologia da Maria Castanha»


JORGE LAGE
É o meu 10.º livro e nasceu de repetidos desafios de alguns amigos. Tudo parecia fácil, publicar mais um livro sobre o tema da castanha que investigo há mais de 20 anos, mas tornou-se muito trabalhoso e, também, estimulante. O Projecto era simples e claro: «que promovesse a castanha e o mundo rural e prestigiasse os autores e enriquecesse os amigos leitores/as com textos inéditos e curtos. O Prefácio do muito prestigiado académico, Telmo Verdelho, assume-se como um certificado de qualidade e um documento incontornável sobre o tema e refere: «É uma publicação que mobiliza a criação artística; promove um verdadeiro florilégio de escritores; prestigia o organizador e responsável autoral e enriquece as letras portuguesas.».

O livro (publicado em bom papel) tem 240 páginas e mais de meia centena de fotos (para uma narrativa de imagens). A capa é foto inédita de uma aguarela centenária de uma castanheira de Lisboa. Entre os mais de 80 (oitenta) autores do continente e ilhas, com textos inéditos, figuram nomes como: Adriano Moreira, Jorge Paiva, José António Saraiva, Pires Cabral, Rentes de Carvalho, Barroso da Fonte, Edite Estrela, Modesto Navarro, Henrique Pedro, Jorge Golias,… Abre os textos o Presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias. O escritor mirandelense, Silvino Potêncio, de Caravelas e emigrante em Natal (Brasil) já não verá o livro (um sentido pesar à sua família). Mesmo em tempo de pandemia é meu desejo apresentar o livro nos lugares em que o tenho feito. Obrigado aos leitores, aos escritores e a todos os que me têm apoiado.

In: Noticias de Mirandela, 31 de Outubro, 2020

1 comentário:

  1. Dr. Jorge Lage,
    Parabéns mais uma vez pelo seu 10.º livro. Ansioso por folheá-lo e impressionado com a lista de ilustres nomes como os do Professor Doutor Adriano Moreira, Doutor Jorge Paiva e muitos outros que merecem a nossa melhor atenção.
    Um obrigado por ter-me incluído na sua Antologia. Sinto-me um privilegiado!
    Um abraço e votos dos maiores sucessos editoriais!

    ResponderEliminar

Ucrânia assinalou ontem, 90 anos do Holodomor

     https://pt.euronews.com/2023/11/25/ucrania-assinala-os-90-anos-do-holodomor   Fomos mortos por sermos ucranianos