domingo, 12 de julho de 2020

Trindade Coelho: O Cantigueiro de “Os Meus Amores”, de Mário Correia

A obra, Os meus amores, de Trindade Coelho, já foi estudada nas suas mais variadas facetas mas, creio, nunca tinha sido abordada desta forma.
O autor só podia ser um grande estudioso e investigador desta matéria, transmontado por adopção, que muito tem dado à etnografia musical e, consequentemente, ao país.
A obra será apresentada publicamente logo que as condições de saúde pública o permitam.

Da obra: 

(...) o autor por um lado desvenda, contextualiza, explica e demonstra a essência do “cantigueiro” nas suas mais variadas vertentes, por outro lega­-nos uma vontade indómita de revisitar os textos de Trindade Coelho. Melhor homenagem ao escritor mogadourense seria impossível.

In Prefácio, Antero Neto

Do autor:

Mário Correia,
Praia da Granja, 1952.
Musicólogo, fundador do Centro de Música Tradicional Sons da Terra (2001). A partir de 1970 tornou-se colaborador da revista de música popu­lar, MC-Mundo da Canção, da qual foi director entre 1976 e 1998. Investigador do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa e membro da Academia de Letras de Trás-os-Montes. Faz parte do Conselho Consultivo da Associação José Afonso e do Observatório da Canção de Protesto. Entre 1990 e 1998 integrou no núcleo de programação do Festival Intercéltico do Porto e a partir de 2000 a direcção e organização do Festival Intercéltico de Sendim.
Prémios e distinções:
XII Prémio Europeu de Folklore Agapito Marazuela (2007, Segóvia, Espanha), Chosco de Oro (2010, Navelgas, Astúrias), Medalha de Mérito Cultural (2012, Governo de Portugal), Prémio Mérito Etnografia e Tradição (2019, Fundação INATEL) e Prémio Serondaya de Ciencias de la Cultura Humana (2019, Mieres, Astúrias)

Lema d'Origem - Editora, Ldª
Lema d'Artes Gráficas
NIPC: 509 059 473
E/ editora@lemadorigem.pt
URL/ http://lemadorigem.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poucos mas bons (o combate ao tráfico de escravos)

  A Marinha Portuguesa teve um destacado historial de combate ao tráfico de escravos ao longo do século XIX. Poucos, mas Bons – Portugal e...