Queixas contra empresas de
recuperação de dívidas aumentam em 2020. Portal da Queixa recebeu quase 300
reclamações no primeiro semestre.
Uma análise do Portal da
Queixa revela que estão a aumentar significativamente as reclamações dos
consumidores dirigidas às empresas de recuperação de dívidas. Entre 1 janeiro e
30 junho deste ano, os portugueses apresentaram 283 reclamações. O estudo
indica que há consumidores indignados e que alegam perseguição por entidades de
gestão de ativos para o pagamento de dívidas inexistentes ou prescritas. Os
dados analisados apontam como as empresas mais reclamadas: a Intrum com 65,7% e
a Whitestar Asset Solutions com 21,2%.
A análise da equipa do
Portal da Queixa permitiu identificar um crescimento expressivo das reclamações
ao longo dos últimos anos. Em comparação com o período homólogo, em 2018, o
número total de reclamações foi 234 e, em 2019, o total de queixas apresentadas
foi 276, sendo que, no primeiro semestre de 2020, já foram contabilizadas 283.
Entre os principais motivos
que geraram as reclamações na maior rede social de consumidores de Portugal,
estão: dívida inexistente (34.3%), dívida prescrita (23.7%) e ameaças (17%).
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