domingo, 5 de julho de 2020

A Bandeira Processional das Almas de Lagoaça - 1

Do facebook, aquela coisa totalitária que acabou de perder a soma astronómica de 53 mil milhões (!) por bloquear quem não deve para permitir discursos de ódio, nepotismos e por aí adiante, retirou-se isto:

a foto de perfil de Jose Verissimo, A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, mesa, óculos graduados e interiores
Jose Verissimo
Catálogo Covid 19 - Exoterra
A Bandeira Processional das Almas de Lagoaça - 1
A publicação, em 2018, do livro Lagoaça, Loisas e outras Coisas de José Veríssimo, deu origem à redescoberta da Bandeira Processional das Almas, na qualidade de peça artística relevante de periferia.
Foi sujeita a um primeiro estudo iconográfico em modesto opúsculo, realizado por Armando Palavras.
O estudo despertou interesse ao empresário António Neto que, generoso, se predispôs a publicar o ensaio em edição de soberba qualidade, patrocinada pela Exoterra. Não sendo a primeira vez que o faz quando se trata da terra onde nasceu. Em 2010/11 fê-lo com a bela Antologia de Autores Transmontanos.
Como esta coisa da Covid 19 não permite uma apresentação pública, onde o autor teria todo o prazer de se expressar sobre o conteúdo do livro, a sua divulgação será feita através dos meios online e nas páginas dos amigos.
Ficou acordado entre o autor e o empresário que o apurado na venda de 100 exemplares (desta edição) reverterá a favor do Lar do Centro Paroquial e Social de Lagoaça. Por uma simples razão: Tanto em Portugal como na Europa, foram os idosos os que mais sofreram com a Covid 19.
Felizmente não houve casos em Lagoaça, mas os apoios faltaram. E com esta modesta ajuda, pretende-se contribuir com algum provimento para o bem comum.
O livro sairá a público para a semana e dele, sobre as suas características e o seu conteúdo, se dará conta brevemente.
Pode ser solicitado para:
E-mail:
  tempocaminhado@gmail.com
Telemóvel: 91 705 49 71
Ou então para o meu email;josefaragata@gmail.com , ou pessoalmente.
Preço - 10 euros
Comentários
  • Lurdes Fidalgo Parabéns ao Armando Palavras por este estudo iconográfico que certamente será digno de leitura atenta. Parabéns a meu primo António Manuel Neto pela sua acção de mecenas a favor da cultura na nossa terra. Os Lagoaceiros podem agora ter informação sustentada, pelo saber, sobre a bandeira das almas que, desde até onde a nossa memória alcança, sempre esteve presente, acompanhando os momentos de dor e perda dos Lagoaceiros. Os tempos mudaram e está agora exposta ao nosso olhar, na Igreja, e muito bem. Parabéns uma vez mais. Vou de imediato comprar o livro e sugiro a todos que o façam.
    2
  • Helena Afonso Faço minhas as palavras da Lurdes Fidalgo. Bem hajam ! Vou já encomendar e ansiar pela entrega para me deliciar
    2

Sem comentários:

Enviar um comentário

Anos e anos de abandono