segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

A Epifania do Senhor


Por: Costa Pereira Portugal, minha terra      

Ontem no fim de almoço fui tomar um cafazinho à Praia do Pedrógão, ainda lá não tinha ido desde que cheguei para passar o Natal e dar volta do 2019 para o ano 2020. Fui encontrar a maior parte do comercio encerrado, e há motivo para isso, já por ser fim de semana e as Festas Natalícias serem extensivas a todas as famílias. E vem a-propósito um caso curioso que agora me lembrei focar: no país vizinho, Espanha, é feriado no dia 6 de Janeiro, por ser “Dia de Reis”; em Portugal, um país dito Católico, não é. Que raio de contradição, esta. Pois meus amigos, o “Dia de Reis” é muito importante, pois assinala um acontecimento histórico que deixa a nu a figadeira biliosa de um tirano apostado em fazer frente a um projeto vindo de Deus. Não gosto nada desta falta de coerência por parte dos nossos líderes, tanto religiosos, como políticos, que não cuidam de equilibrar estas faltas muito mal pensadas. Naturalmente que são coisas que nem todos tem culpa desta incoerência toda. Mas causa pena ver um país dito cristão não acompanhar os nossos ermanos do país vizinho. Nisso eles levam a palma. E atrevo-me a considerar que a Epifania é uma festividade bem mais significativa do que o Natal, por constar no Evangelho, e ter sido através dessa festividade que São Francisco de Assis se inspirou e deu início á construção do primeiro Presépio. É a Epifania do Senhor, do Deus-Feito Homem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O "bairro dos retornados e pretos".

  Antonio Cunha   @AntonioCunha79   Cresci num dos piores bairros da margem sul, onde os meus amigos não podiam ir brincar pq era o &q...