sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Revisitando Ilse losa e Daniel Blaufuks



A um de Setembro de 1939, a invasão da Polónia pelos alemães marca o inicio da Segunda Guerra Mundial. Este ano de 2019 cumprem-se, portanto, 80 anos.
Ilse Losa e Daniel Blaufuks realizaram dois trabalhos escritos sobre as suas memórias pessoais onde relatam a sua experiência no exilio e sobre a vida quotidiana em Portugal nesses anos.
Ilse Losa nasceu em 1913 na Alemanha. Daniel Blaufuks, em Portugal, em 1963. Com a ascensão do nazismo, Losa emigrou para o Porto, a família de Blaufuks para Lisboa.
Losa, em 1962, escreveu Sob Céus estranhos, um amplo panorama das diversas dimensões da tragédia vivida pelos refugiados que tiveram de fugir a toda a pressa da Alemanha ou de outros países ocupados pelos nazis, entre 1933 e 1945.
Blaufuks publicou em 2007 uma história de exilio também intitulada Sob Céus estranhos. Acrescenta á ficção um filme de 57min, baseado no seu álbum de fotografias de família.
São dois autores a revisitar. Foi o que fizemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As Bacantes

  As Bacantes eram as sacerdotisas que, na Grécia Antiga, celebravam os mistérios do Deus Baco, ou Dionísios. Esta tragédia, sobre a morte...