sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Na terra de São João de Deus



Por: Costa Pereira Portugal, minha terra   
   
São João de Deus é um Santo português que faleceu em Granada (Espanha) a 08 de Março de 1550. Padroeiro dos hospitais, dos enfermeiros, dos doentes e dos bombeiros. Nasceu em Montemor-o-Novo e, foi um homem que encontrou Deus no amor ao próximo. Foi na terra deste bem-aventurado que fui passar uma semana de repouso e descanso mental juntamente com um punhado, um bom punhado de fraternais amigos que muito bem me acolheram e ajudaram a conviver e aprender coisas novas que sempre se apreendem quando se quer aprender.
Não vou falar mais deste santo que dele já falei noutras ocasiões, mas antes de São Josemaria Escrivá, o fundador do Opus Dei, cuja Obra nasceu em 1928 e fez no passado dia 02 de Outubro 91 ano. O que quer  dizer que tivemos festa nesse dia, e sem grandes rodeios vou contar do que constou: Não são mãos largas estes membros da Prelatura, já que foram educados por um Santo que recomendava aos seus filhos e filhas da Obra que fossem moderados no comer e beber, pois a casa era de família pobre e com muitos filhos para alimentar.
E esta lição ficou e é regra da casa. Um cálice de vinho, um docezinho feito pela Administração do Centro de Almansor e a celebração por aqui ficou. Até porque o importante é a oração, dado que quem para aqui vem não espera outra coisa senão isso mesmo. Muito estudo e bons conselhos, de política não se fala e fica ao critério de cada consciência.
 E lá fui encontrar um velho amigo com quem me encontrei o ano passado em Enxomil, o Dr. António Damásio, e tantos outros que como eu, já contamos bastantes “anecos” nestas andanças….

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apresentação do Livro do IV Congresso de TMAD, na Sede da CTMAD!

  Estimada(o) Consócia(o), A Direção da CTMAD convida todas e todos os sócios, amigos e familiares para no dia 30 de outubro, quarta-feira, ...