sábado, 14 de setembro de 2019

Processo Ritual e Tradição em Portugal, a Partir da Cultura da Zona do Riba Côa



Em 2012 foi publicado pela Apenas, o primeiro volume de Processo Ritual e Tradição em Portugal, a Partir da Cultura da Zona do Riba Côa de autoria do Antropólogo António Vermelho do Corral, com o apoio expresso da Sociedade de Geografia. Uma obra magistral do ponto de vista de costumes, tabus e comportamentos. Um repositório da vida íntima das populações portuguesas em vias de desaparecimento. Uma obra destas exigiu dezenas de anos de investigação, só comparável às obras dos maiores investigadores portugueses de sempre, como Leite Vasconcelos ou Orlando Ribeiro.
Em 2013 foi lançado o segundo volume. São cerca de 1000 páginas nos dois volumes. É uma obra incontornável da memória colectiva do ser português.
Do prefácio ao I volume, de autoria do Professor Doutor João Pereira Neto, retira-se:
«O Professor Vermelho do Corral tem uma experiência praticamente ímpar na realização de trabalhos de campo na vasta área das Ciências Antropológicas e Etnológicas, mas também da Sociologia Jurídica e Política. Tornou-se, assim, um perito não só na área da observação directa, por vezes de carácter participante, como ainda em pequenas regiões, e, sobretudo, com base em técnicas de amostragem em áreas de maiores dimensões, como grandes concelhos urbanos, ilhas e distritos.
“É uma obra que deve figurar nas diferentes bibliotecas e museus locais. Como modelo de investigação e como descrição de um passado em risco de se perder, parece que também seria útil a sua presença em bibliotecas de escolas secundárias situadas noutros concelhos do País. Até mesmo no Brasil e noutras áreas em que a cultura portuguesa contactou com diferentes culturas, este é um livro digno de leitura e meditação».
Para que o leitor perceba a importância destes dois volumes, aqui se deixa o seu plano geral:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os debates da segunda volta ...

  Esta segunda volta para as presidenciais de 2026, merece uma reflexão. Por mais simples que seja. Tanto o Dr. António José Seguro, como o ...

Os mais lidos