quarta-feira, 11 de setembro de 2019

História antiga do Sport Clube Mirandela - Prefácio

Jorge Sales Golias
Prefácio

Começo citando Fernando Pessoa: “Deus quer, o Homem sonha e a Obra nasce”, sem saber se Deus quis, mas com a firme convicção de que o Homem (Jorge Golias) sonhou e a Obra (História antiga do Sport Clube Mirandela) nasceu!
Hesitei em escrever algumas linhas, poucas, para um grande livro, há muito esperado, que só alguém com grande amor e dedicação ao CLUBE, à TERRA e à REGIÃO, disso seria capaz e teria vontade férrea de o fazer!
Eis porque não podia deixar de dar a minha singela colaboração a um projecto que muito me honra, por ser Mirandelense, antigo atleta do Clube e, também, por muito gostar da minha TERRA.
Quero, no entanto, deixar bem claro que ouso fazê-lo, para assim prestar homenagem ao meu grande amigo e companheiro de sempre.
Porque, em boa verdade, sou testemunha viva do orgulho, prazer e satisfação que sempre lhe vi sentir e transmitir quando investiga, fala, escreve e/ou proclama a grandeza da sua/nossa TERRA e da GENTE do Concelho de MIRANDELA, sempre com o máximo rigor formativo e informativo. 
Sim, porque o Jorge Golias não gosta mais da sua TERRA do que qualquer de nós, seus conterrâneos!
Antes, porém, me apercebi de que com a sua influência bairrista, mas esclarecida e arrebatadora, aprendi a saber gostar da minha TERRA, através das nossas memórias: colectiva ou outras; dos usos e costumes e do linguajar das nossas gentes.
Em suma, da nossa Cultura e História, integradas e diferenciadas no espaço mais alargado da Região Transmontana e Alto-duriense.
Por tudo isso, e não só, o meu grande abraço de reconhecido agradecimento.

                                                                                 João Rocha
                                                                                  Mirandela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os debates da segunda volta ...

  Esta segunda volta para as presidenciais de 2026, merece uma reflexão. Por mais simples que seja. Tanto o Dr. António José Seguro, como o ...

Os mais lidos