terça-feira, 4 de junho de 2019

PRIMO CASAL PELAYO





Faria este ano 99 anos, se fosse vivo, o Dr. Primo Casal Pelayo, autor de “A Ermida do Monte Farinha, em Vilar de Ferreiros, Mondim de Basto”. Faleceu a 8 de Fevereiro de 2011, e nasceu a 05 de Junho de 1925. Natural de Fajozes-Vila do Conde, este distinto jurista e professor foi diretor e proprietário do Externato Latino Coelho, em Lisboa, onde teve por alunos um dos filhos de António José Saraiva, e um neto do saudoso celoricense Dr. Alves de Moura, também notável professor que foi do famoso Liceu Pedro Nunes de Lisboa. Sinto-me de certa forma ligado ao facto e ao relacionamento destas amizades com quem ajudei se dessem. 
Uma vez que por natural da região de Basto já muito antes era amigo do que foi um dos maiores divulgadores portugueses do Esperanto, Alves de Moura. Mas o objetivo de hoje é prestar a minha singela homenagem ao Dr. Primo Pelayo, neste dia 05 que decorre, e assinala a memória do nascimento de uma figura que deixou seu nome ligado à região de Basto, e gravada no granito do Monte Farinha, sobre o tema Nossa Senhora da Graça e a sua história local.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O decano dos jornalistas Portugueses

  ALEXANDRE  PARAFITA João Barroso da Fonte, que no próximo mês fará 87 anos, completa hoje (24 de janeiro) 73 anos sobre a data em que pu...

Os mais lidos