EDIÇÃO ESPECIAL CULTURA – JANE GOODALL
Jane Goodall completou 85 anos no passado mês de Abril. Passaram, portanto, 62 anos desde o dia em que ela chegou a África desejosa de saber mais sobre os chimpanzés. Há muito que queríamos homenagear Jane como ela merece.
Nesta Edição Especial de 216 páginas, publicamos as 8 reportagens que a National Geographic dedicou à extraordinária investigadora britânica desde 1963. É uma oportunidade única para compreender a evolução do conhecimento e da ciência.
Jane não sabia o que iria encontrar na Tanzânia e cada reportagem actualizou o conhecimento acumulado até então. Em 1963, Jane contou aos leitores que alguns chimpanzés utilizavam ferramentas e planificavam actividades. Mais tarde, documentou o uso de objectos artificiais, como latas de querosene, por um dos machos para obter ganhos na hierarquia social. Documentou exibições sociais de intimidação e corte, mas também revelou o lado negro destes primatas – a sua susceptibilidade a doenças como a poliomielite e a facilidade com que alguns grupos declaravam guerra a outros para ganharem território. As guerras entre chimpanzés e os actos de canibalismo chocaram milhões de leitores. O nosso familiar mais próximo também tinha, afinal, um lado negro.
De 1963 a 2019, eis Jane numa única edição.
Já nas bancas!

Sem comentários:
Enviar um comentário