quarta-feira, 3 de abril de 2019

“História Geral da África”


Coleção “História Geral da África” em 8 volumes traduzidos para português e totalmente disponíveis através de download gratuito
Publicado15 Fev 2011

Já estão disponíveis em português os 8 volumes da “História Geral da África” graças a uma parceria da Representação da UNESCO no Brasil, com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação do Brasil e a Universidade Federal de São Carlos. Este projeto editorial teve início em 1964, ano em que a UNESCO se propôs “contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. Mostrar ao mundo, por exemplo, que diversas técnicas e tecnologias hoje utilizadas são originárias do continente, bem como provar que a região era constituída por sociedades organizadas, e não por tribos, como se costuma pensar.” (vd. site da Representação da UNESCO no Brasil).
No mesmo site pode ler-se que “quase 30 anos depois, 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro”. E aqui e aqui, encontram algumas referências biográficas e bibliográficas sobre os membros do Comitê Científico Internacional. A colecção completa já foi publicada em inglês, francês e árabe (existindo uma versão condensada editada em inglês, francês e até mesmo em hausapeul e swahili), mas a tradução portuguesa está totalmente disponível através de download gratuito, pelo que aqui ficam os respectivos shortcuts para consulta, reflexão, debate:

Volume I: Metodologia e Pré-História da África (PDF, 8.8 Mb) | Editor: Professor J. Ki-Zerbo (Burkina Faso)
Volume II: África Antiga (PDF, 11.5 Mb) | Editor: Dr. G. Mokhtar (Egipto)
Volume III: África do século VII ao XI (PDF, 9.6 Mb) | Editor: H. E. M. Mohammed El Fasi (Marrocos); Editor Assistente: Dr. I. Hrbek (República Checa)
Volume IV: África do século XII ao XVI (PDF, 9.3 Mb) | Editor: Professor D. T. Niane (Senegal)
Volume V: África do século XVI ao XVIII (PDF, 18.2 Mb) | Editor: Professor B. A. Ogot (Quénia)
Volume VI: África do século XIX à década de 1880 (PDF, 10.3 Mb) | Editor: Professor J. F. A. Ajayi (Nigeria)
Volume VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 (9.6 Mb) |Editor: Professor A. A. Boahen (Gana)
Volume VIII: África desde 1935 (9.9 Mb) | Editor: Ali Al’Amin Mazrui (Quénia); Editor Assistente: Christophe Wondji (Costa do Marfim)

Lúcia Marques

Ler também


Foi lançada no dia 2 de dezembro, em Recife (Brasil), durante a I Jornada Internacional de História Africana e Afro-Brasileira: Encontros Atlânticos, a Síntese da Coleção História Geral da África, publicada pela UNESCO no Brasil em parceria com Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Integração do Ministério da Educação (MEC/SECADI) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Como forma de reconhecer a influência da história e da cultura africanas na sociedade brasileira, a UNESCO no Brasil, MEC/SECADI e a UFSCar desenvolvem o Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas, cujo principal objetivo é dar visibilidade e reconhecimento à interseção das histórias africana e brasileira, transformando e valorizando positivamente as relações entre os diferentes grupos étnico-raciais que constituem o Brasil.
A primeira ação desenvolvida pelo Programa foi a tradução para o português da Coleção História Geral da África da UNESCO. Em resposta à promulgação da Lei n° 10.639 de 2003, a qual orienta que os sistemas de ensino devem incluir a história da cultura afro-brasileira e africana na educação básica, o Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas inicia o processo de produção de materiais pedagógicos para todos os níveis educacionais, sendo o primeiro produto a Síntese da coleção História Geral da África.
A síntese, publicada em dois volumes, pretende fornecer subsídios para pesquisadores e estudantes, bem como para a prática pedagógica de professores responsáveis pela educação básica, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos em relação à história e a cultura africana. O volume 1, dividido em quatro capítulos, contém, de forma criteriosa, o resumo dos temas publicados nos quatro primeiros volumes da edição completa da coleção HGA, abordando os períodos desde a pré-história até o século XVI. O volume 2 aborda os temas tratados nos quatro últimos volumes da edição completa da coleção, abrangendo desde o século XVI até o século XX.

Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar, 2014. 2v.
 

Downloads gratuitos:

Volume 1 (PDF)
Volume 2 (PDF)

Unesco Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário

As Bacantes

  As Bacantes eram as sacerdotisas que, na Grécia Antiga, celebravam os mistérios do Deus Baco, ou Dionísios. Esta tragédia, sobre a morte...