sábado, 20 de abril de 2019

As mulheres do deserto



É um romance histórico, cuja acção se passa nos anos 70 antes de era cristã, na Judeia, hoje Estado de Israel.
Baseado na obra histórica de Alice Hoffman sobre o cerco de Massada, a mini série ontem transmitida pela SIC, centra-se nas vidas de quatro extraordinárias mulheres, cujas vidas estão interligadas com a luta pela sobrevivência durante o cerco de Massada.
O cerco de Massada foi um dos últimos eventos da primeira guerra romano-judaica, ocorrido entre 73 e 74, no alto de uma elevação montanhosa no território atual de Israel.
Os acontecimentos foram relatados por Flávio Josefo, um líder rebelde judeu capturado pelos romanos que posteriormente se tornou um historiador ao serviço dos seus captores. Segundo o seu relato, o longo cerco pelas tropas da X Fretensis e das suas tropas auxiliares conduziram a um suicídio em massa dos sicários rebeldes e das famílias judaicas que viviam na fortaleza.
Os sicários eram um grupo extremista separatista de zelotas judeus, que tentaram expulsar os romanos e seus simpatizantes da Judeia. Os sicários utilizavam a "sica", o termo latino para um tipo de adaga pequena, escondidas entre os seus mantos, daí a origem de seu nome.
Em reuniões públicas, eles sacavam estas adagas para atacar romanos ou judeus simpatizantes, escapando depois por entre a multidão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Um Cabo-Verdiano na Buela