quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Vasco Pulido Valente sobre a Venezuela

FAVELAS em Caracas - Venezuela


O Doutor Pulido Valente apareceu, finalmente, a escrever coisas. Andou desaparecido. Até diziam que estava “desaparecido em combate”! Mas não, o velho guerreiro andou escondido aqui e ali, para não levar com uns balázios do dr. Costa e seus geringonços. Ah! E da dona Catarina e das manas Mortágua.
Apareceu no Público há cerca de um mês e logo escreveu sobre a Venezuela, onde disse quase tudo.

Vejamos:

«Venezuela. O PC e o Bloco tomaram uma posição política e moralmente abjecta. A extrema-esquerda continua a fazer a política externa da Rússia, por puro ódio à América, agora reforçada pelo ódio a Trump. (...) Ainda por cima esta gente não percebe que a Rússia é hoje uma potência de segunda ordem; o "Gabão com mísseis" de Helmut Schmidt. Há cinco estados dos Estados Unidos com um PIB maior que o da Federação Russa; e sobram 45. Os americanos salvaram a Europa dos nazis e dos comunistas, mas não tencionam salvá-la de Putin.
(...) É para isto que o PC e o Bloco aplicadamente trabalham. Maduro abriu as portas da Venezuela aos russos e aos chineses. Os russos venderam-lhe armamento (15 mil milhões de euros) e os chineses emprestaram-lhe dinheiro (3 mil e quinhentos milhões de euros). Consola saber que os nossos revolucionários defendem estes negócios contra a ambição imperialista da Europa e da América de ajudar as 370 mil pessoas que estão em risco de morrer.»
(...) Toda a gente diz que o Exército decidirá tudo. Mas toda a gente sabe que esse Exército é um Exército patrioticamente sul-americano, sem a mais vaga tradição de combate e com 2 mil e tantos generais (os Estados Unidos, a primeira potência militar do mundo, têm 900) que se dedicam a roubar o Estado e ao tráfego de droga e divisas. Quando Guaidó apela à "honra" dessa camarilha burocrática e suja, não fico muito convencido.»

Vasco Pulido Valente, no Público (9 de Fevereiro)
Retirado de Delito de Opinião

Sem comentários:

Enviar um comentário