Pela relevância da
opinião, transcrevo aqui um comentário do Comandante de Airbus A340 Jorge
Estevez, acerca das condicionantes e consequências de um aeroporto complementar
na BA6-Montijo.
O Comandante foi
anteriormente oficial Piloto Aviador da FAP.
"Eu sou desde
sempre a favor dessa ideia de Alcochete. Em Portugal as decisões são tomadas
como sabemos. Lembro que aquando da OTA também houve um prós e contras então.
Representando os pilotos através da APPLA estava o então Cmdt Durval Ribeiro,
velho amigo, que disse que os pilotos não tinham sido ouvidos e que a OTA
levantava inúmeras dúvidas devido à orografia e meteorologia poderem limitar a
Operação. Na ilustre plateia, cheia de VIPs e Srs Doutores Licenciados na
‘importância da minhoca para a cultura da Couve-flor’, reinava a galhofa.
Ninguém o queria ouvir, o negócio estava feito e era apenas um detalhe.
E lembro como se fosse
hoje que o Sr Cmdt Lima Bastos pediu a palavra e no do alto dos seus mais de 70
anos disse:
‘Os Srs aqui sentados
nesta sala estão a rir.... mas se estiverem dentro de um avião prestes a
descolar com chuva, vento e Montanhas ao lado ficam logo todos caladinhos.’ e
fez o sinal com a mão de ‘medo, cagufa ‘.
A plateia calou-se ao
ver que o Cmdt Sénior estava certo. Foi creio eu o fim da opção Montejunto.
Isto foi há mais de 6
anos decerto. Porque ainda não está o NAL a operar já com uma pista em
Alcochete como previsto? A Troika dirá alguns mais ingénuos.
E com a racional de
não haver dinheiro querem implementar o Montijo como solução complementar,
aumentando um pouco a pista e construindo em cima do lodo...
Acho que as pessoas
não têm noção do que é um Birdstrike, ou pensam que as pistas são todas iguais
ou simplesmente nos querem fazer de parvos.
Estou qualificado em
A320, A330 e A340, acabei de aterrar há pouco em Rzeszów, Polónia vindo de
Newark USA, passo a vida a voar na Ásia, África, Europa, América do Norte e do
Sul, Austrália Nova Zelândia, China, etc.
Somos creio a única
Capital de um País Europeu em que o A380 não pode aterrar. Lembro que há muitos
anos Lisboa era dos poucos Aeroportos onde o Concorde aterrava.
Interessa a Portugal
gastar uma pipa de massa fazendo um Aeroporto complementar no Montijo? Que me
lembre apenas um Fiat G91 caiu tendo ambos os pilotos se ejectado com sucesso
mas a aeronave causou vítimas. Anos mais tarde foi um A7P que se despenhou na
final tendo morrido o ocupante o Capitão Piloto Aviador António Santos do meu
Curso.
A área tem pássaros,
casas, vilas, que deveriam ser cuidadas porque são de facto um Património que
não se deve destruir.
A quantidade de
estradas para chegar do Samouco que será necessário construir, a deslocação de Meios,
toda uma enorme obra de Engenharia para quê?
1- para gastar muito
dinheiro que é de todos numa obra com prazo de validade curto
2- para destruir,
perturbar ecossistemas únicos.
3- para entrar em
conflitos com aves migratórias.
4- para aumentar a poluição
sonora e outra de toda uma comunidade.
É isto mesmo que
queremos?
Em Espanha construíram
Barajas em fases, operei lá a semana passada e é uma maravilha!
Porque será que em
Portugal temos sempre de inventar a roda?
Temos Engenharia, os
terrenos são do Estado, a Obra é necessária e urgente, todos os Estudos desde
há mais de 50 anos, que não tenham sido encomendados, apontam para Alcochete.
Por mim devia já estar
pronta a primeira fase. Agora não nos tentem fazer de parvos por favor.
Fiz inúmeros Estudos
de Estado Maior que eram sérios. Existe uma coisa chamada análise APA.
Adequabilidade, Praticabilidade e Aceitabilidade.
Um Estudo acerca deste
assunto obriga a muitas consultas sem dúvida, mas no fim o Documento final tem
de ser legível e não ter conclusões enviesados ou pressupostos errados ou
incompletos.
Se têm problemas
poupem dinheiro ao Erário Público e encomendem um Estudo aos 3 Ramos das Forças
Armadas.
Afinal qualquer Major
o saberá fazer de forma responsável.
Esconder informação,
encomendar estudos, manipular os Media é típico de um País de Terceiro Mundo
gerido por uma Seita que coloca os seus interesses acima do Interesse Nacional.
Portugal merece mais.
E nós também!
Sem comentários:
Enviar um comentário