terça-feira, 9 de outubro de 2018

Um segundo volume da Antologia de Autores Transmontanos, Durienses e da Beira transmontana para 2020



O nosso Amigo, o barrosão João Barroso da Fonte, um dos mais profícuos escritores transmontanos vivo, enviou-nos esta mensagem:

João Barroso da Fonte

Caríssimo Amigo: reenvio-lhe uma explicação que se destinava a noticiar a apresentação da ANTOLOGIA, dia 4 em Montalegre. Segue agora e aqui:

Distinto Amigo, dia 4 conheci pessoalmente seu Primo Hirondino e Mulher, Drª Isabel Cerqueira. Jantamos todos e todos falámos de si porque foi quem mais (e bem) trabalhou na antologia que nos deliciou nessa tarde. Nas palavras que eu proferi sugeri-lhe um 2º volume para dar visibilidade a mais autores da mesma área geográfica e dentro de um critério mais equitativo no espaço. Fizemos questão de, em tão pouco tempo e com tão poucos colaboradores não possível fazer melhor. 
Com, dois anos antes, do 5º Congresso (2020) em Mirandela ser-lhe-á possível produzir uma obra, ainda maior e mais equilibrada, de modo a contemplar mais pessoas que merecem pela obra já produzida. O Dr. Hirondino, de pronto, respondeu que esse volume é oportuno e que tudo fará, em conjugação consigo para em 2020, a Casa de Trás-os-Montes de Lisboa apresentar esse II volume durante o V congresso que já anunciou para Mirandela, graças à oferta da Drª Júlia Rodrigues que já se ofereceu para anfitriã.
Image result for dicionário dos mais ilustres transmontanos, livroCaso assim o entenda poderá recorrer aos meus 3 volumes do Dicionário dos Mais Ilustres Transmontanos e Alto-durienses (1998-2002) que se encontra online no endereço_ «dodouro press» do Notícias do Douro. O I volume está esgotado. Os II e o III vou fazer-lhe chegar como oferta. logo que tenha portador. Daqui até lá ainda estou a trabalhar na reedição da obra, revista e aumentada.
Image result for hirondino da paixão fernandesO Dr. Hirondino Paixão Fernandes ( ao qual trato como novo Abade de Baçal) publicou, entretanto, um novo dicionário dos autores de Bragança. É uma obra notável pelo rigor científico e universo da seleção. Foi a Câmara de Bragança que patrocinou a edição. E se a obra lhe for solicitada, presumo que o Dr. Hernâni Dias, atual Presidente da Câmara, lhe ofertará a obra. Também nela e em quase todos os volumes, cita centenas de entradas daquele meu livro.
Estive uns dias em Barroso. Mando-lhe uma nota informativa para o seu excelente Blog. Um grato abraço do Barroso da Fonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma entrevista com meio século de realismo polémico

  Em 25 de Abril de 1997 o Semanário Transmontano que se publicava em Chaves e que era a voz da esquerda, na mesma edição comemorativa da ...