domingo, 21 de outubro de 2018

Transmontana de Montalegre é Campeã olímpica


Por BARROSO da FONTE

Carina Luís é uma jovem nascida em Torgueda, freguesia de S. Vicente da Chã, concelho de Montalegre, há 19 anos. Fez parte da equipa Portuguesa sub-19 que, em Buenos Aires, na Argentina, dia 17 último, venceu por 4-1 a equipa do Japão. Essa competição designada por Jogos Olímpicos da Juventude. Decorreram na Argentina e a turma Portuguesa, enfrentou na finalíssima prova a poderosa representante do Japão. Antes tinham vencido para esses Jogos Olímpicos da Juventude e sob a orientação do treinador Luís Conceição as seguintes seleções: Itália, Azerbeijão e Ucrânia. Na fase de grupos a representação Portuguesa, já em Buenos Aires: Chile por 15-2; República Dominicana por 14-0, os Camarões por 6-0 e o Japão por 2-0. Nas meias- finais a nossa Equipa derrotou por 16-2 a Bolívia. 
Aldeia de Torgueda - BARROSO
Na finalíssima voltou a vencer o Japão por 4-1 sendo de assinalar que foi o «ouro cem por cento vitorioso». A partir da fase de grupos a seleção Portuguesa marcou 57 golos e apenas sofreu 5. A turma nacional alinhou com as seguintes atletas: Marta Costa, Helena Nunes, Beatriz Sanheiro, Fifó, Telma Pereira (capitã) e Jéssica Martins, Beatriz Silva, Carina Luís,Carolina Rocha e Maria Teixeira.


Trás-os-Montes, apesar de ostracismo a que os sucessivos poderes lhe devotam, até no futsal, marcaram bem alto essa presença através de Carina Luís que veio ao mundo na povoação de Torgueda.
Fifó foi a «Eusébia» dos 4 golos que valeram outro puro, embrulhado na Bandeira e no Hino Nacional.


A aldeia de Torgueda, onde nem a estrada nacional passa, servindo-se ainda pelo estradão do Avelar, é acusada de ser ninho dos «da Volta». A Mãe do autor desta nota, falecida em 25 de Abril de 1990, sempre foi conhecida pela Ana Torgueda por sua Mãe, Conceição Rua, ter nascido em Torgueda.
A Câmara de Montalegre que logo manifestou esse orgulho Barrosão, informou que irá receber essa ilustre atleta nos Paços do concelho, onde lhe prestará a devida homenagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma entrevista com meio século de realismo polémico

  Em 25 de Abril de 1997 o Semanário Transmontano que se publicava em Chaves e que era a voz da esquerda, na mesma edição comemorativa da ...