sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Antologia Transmontana bem acolhida em Terras Barrosãs

Jorge Lage, Barroso da Fonte, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Hirondino Isaías, Padre Fontes e António Chaves

As Terras do Barroso conhecemo-las na nossa juventude. Palmilhámo-las com Amigo Antigo, natural de Santa Marta de Penaguião, Marcelo Brandão, falecido há quatro anos. Juntávamo-nos em Vila Real, em casa dos nossos tios Rui e Alcina, e daí seguíamos para o Barroso. Foi nessas andanças que conhecemos pessoalmente o padre Fontes, mais tarde Barroso da Fonte e muito mais tarde Jorge Lage. Amizades para a vida. Para esta e para a outra.
Ontem, o nosso primo Hirondino Isaías, na qualidade de presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa, calcorreou os mesmos sítios do Barroso que nós há décadas havíamos calcorreado com Marcelo Brandão. E conheceu as mesmas pessoas que nós havíamos conhecido. As mesmas e outras.
Foi lá apresentar ao público barrosão a Antologia de autores Transmontanos, Durienses e da Beira Transmontana, publicada pela CTMAD e impressa pela Exoterra de António Neto.
Estiveram presentes, como é notório no registo fotográfico, autores que participaram no volume: Jorge Lage, Barroso da Fonte, Hirondino Isaías, Padre Fontes, António Chaves e Isabel Cerqueira. E estiveram ainda presentes, além do público, o senhor presidente da câmara, a senhora vereadora da cultura e os restantes vereadores.
Pelas informações que tivemos, o volume foi bem acolhido e o edil do município, numa atitude altruísta, entendeu distribuir gratuitamente os volumes que havia adquirido pelo público presente, anunciando que iria adquirir mais umas dezenas. Como Transmontano, o nosso muito obrigado.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma entrevista com meio século de realismo polémico

  Em 25 de Abril de 1997 o Semanário Transmontano que se publicava em Chaves e que era a voz da esquerda, na mesma edição comemorativa da ...