quinta-feira, 16 de agosto de 2018

As ideias só se combatem com ideias


Pady Cosgrave, presidente da empresa que organiza a Web Summit, sabia de antemão, quando convidou a senhora Le Pen, quais eram as ideias que esta professava. E as regras da boa educação mandam que um convidado, por muito que custe, não seja sujeito a nenhum vexame por parte do anfitrião. Mas hoje o que conta é o dinheiro, e desde que este encha o bolso de alguns, as boas maneiras (e os princípios) remetem-se para segundos e terceiros planos.
Image result for web summit

A dona Catarina Martins, foi das primeiras a incomodar-se com a presença da senhora Le Pen, assim como a Associação SOS Racismo, e muitas opiniões individuais online. A liberdade concede-lhes esse direito, como concede o direito de qualquer cidadão dizer as alarvidades que bem entender (desde que não prejudiquem outrem). São as ideias (boas) que combatem as ideias (más).
É no debate de ideias que está a essência da democracia (assim nos ensinaram os clássicos), não na sua proibição. E  se a senhora Le Pen foi vencida pelo senhor Macron, não foi porque a proibiram de debater as suas ideias em França, foi porque os franceses entenderam (e bem) que as ideias do sr. Macron, eram as ideias boas.

Related image
Mao Tesetung, Estaline e Lenine

Quem conhece a história do comunismo (que a dona Catarina professa), sabe da sua vertente assassina e totalitária, ao longo de todo o século XX. Estaline e Lenine assassinaram, arbitrariamente, três ou quatro vezes mais que Hitler. Outros monstros como Mao Tesetung, têm um curriculum idêntico, ou pior. Mas não esqueçamos outros assassinos da mesma igualha como Iogod, Pol Pot, Béria, ou Djerzinsky.
Contudo, no evento onde a senhora Le Pen foi desconvidada, estão lá muitos dos que ainda hoje idolatram estes monstros comunistas, e ninguém os desconvida. E é assim que as coisas devem ser.

1 comentário:

  1. Olá! Eu não comunga das ideias de Madame Le Pen e nunca daria um passo para a ver ou ouvir. Tal como abomino o mostrengo do Hitler, também abomino mostrengos como Estaline, Mao ou tantos outros até sob a capa de democratas. Quando as ideias racistas se combatem com outras tão ou mais racistas, algo est[a mal. O nosso quinteiro não é excepção. Jorge Lage

    ResponderEliminar

Uma ideia peregrina