domingo, 12 de agosto de 2018

Antologia de autores Transmontanos, Durienses e da Beira transmontana na Senhora das Graças em LAGOAÇA


No primeiro fim-de-semana do mês de Setembro (7,8, 9 e 10), vai realizar-se a grande festa anual de Lagoaça, que os lagoaceiros festejam em honra da Senhora das Graças.
É uma festa recente, com origem no século XIX. A devoção a Nossa Senhora das Graças, denominada também da Medalha Milagrosa, resultou, segundo testemunhos da época, da aparição de Maria a Santa Catarina de Labouré, noviça da congregação das Filhas da Caridade no convento de Paris, a 27 de Novembro de 1830.
A Senhora das Graças foi ainda muito venerada no período colonial brasileiro. A primeira igreja do Brasil a ela dedicada foi construída em Salvador, por Diogo Álvares, o Caramuru.
A sua iconografia não difere do relato da vidente: “ (…) estava de pé, vestida com um vestido de seda, cor de branco aurora. Cobria-lhe a cabeça um véu azul que descia até aos pés (…) as mãos estenderam-se para a terra, enchendo-se de anéis cobertos de pedras preciosas, mais belas umas que as outras (…) jorrando feixes de luz em todas as direcções (…)”.
Normalmente é representada sobre o globo terrestre esmagando a cabeça de uma serpente que simboliza as forças satânicas. Aliás, iconografia fundamentada na passagem bíblica da Mulher do Apocalipse que escapa à serpente (Ap. XII; 13- 18); a Serpente antiga do Génesis (II; 1-5), ou a de Amós (IX; 1-4).
Os únicos elementos que existem sobre a origem desta festa, em Lagoaça, encontram-se publicados na revista Terra Nossa (2002) que era editada pela sua Comissão de Festas, mas onde se não citam fontes: no ano de 1869 é nomeado seu mordomo António Augusto Lopes Antunes. Em 1885 a Junta pagou a Francisco Manuel Lopes 18$600 por despesas que fez para essa festa.
São ainda referidos escassos elementos sobre os anos de 1886, 1887 e 1889. Os restantes (também escassos) são já do século XX.
Foi sempre uma festa de arromba. Na região não conhecemos nenhuma com a sua dimensão. Além do foguetório, sempre extraordinário, que os espanhóis de Mieza anseiam todos os anos, por volta da meia-noite de Domingo, os programas religioso, recreativo e cultural são sempre soberbos. A título de exemplo, em 2011, a sua Comissão de Festas, patrocinou uma colectânea de autores transmontanos (c. de 75), com mais de 400 páginas, editada pelo empresário António Neto (Exoterra).
Este ano, apoiou a Antologia de Autores Transmontanos, Durienses e da Beira transmontana, como se percebe no seu cartaz, editada pela Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa (impressa pela Exoterra de António Neto), para a qual muito contribuiu o empenho do seu Presidente, Hirondino Isaías. A ser apresentada no concelho de Freixo, no dia 8 de Setembro, pelas 14H e 30m, na praça de Lagoaça, no decurso das festividades. 
Acrescente-se que por cada volume vendido (durante as festividades), reverterão a favor da Senhora das Graças, cinco euros.

Mandocas

Sem comentários:

Enviar um comentário

50 Anos de Abril

Fui convidado para falar sobre o 25 de Abril a alunos do 1.º  ciclo, na Escola de Música Calouste Gulbenkian - Braga. Resumindo... Disse-l...