sexta-feira, 20 de julho de 2018

Pois! Há mais Marias na terra



Por: Costa Pereira Portugal, minha terra
                        Falar disto e daquilo

Pois! O problema é esse. Há mais Marias na terra, e como acontece com o peixe, que pela boca é que se pesca ou deixa pescar também com a história das terras acontece o mesmo e no caso de Mondim é preciso ter muita atenção ao que se diz e escreve para se não meter água. Como Ermelo, ou Ermelo do Marão, também entre a serra do Soajo e o rio Lima existe outro Ermelo consagrado a São Bento e com remoto mosteiro cisterciense datado do seculo XIII.
Não quero pôr em dúvida o que se tem dito e escrito sobre a história desta nossa distinta terra que D. Sancho I dotou com carta foralenga, mas nada de inventar ermidas que frades beneditinos nas arribas das Fisgas terão guiado quando nada há que garanta esse facto para se poder afirmar. Vem isto na sequência de um arrazoado que li e onde dá como seguro que D. Nuno Álvares Pereira ou São Nuno de Santa Maria, caçou em terras deste concelho, eu não vi, e por isso não posso garantir. Conta ainda que “D. Manuel I exilou em Atei as «Freiras» revoltosas do Convento de Santa Clara de Vila do Conde. Ainda hoje a povoação escolhida se chama «Freiras» (cerca de 1500). – E adianta muito a propósito que “Mondim fez o mesmo ainda há pouco tempo com as freiras que trabalhavam no Hospital da Misericórdia”. Somos assim, respeitamos as tradições…, nem sempre as melhores. Boa malhe e uma grande verdade esta, em tempo dito de democracia.
 Mas isto só para lembrar: há mais, Ermelos e Celoricos além dos de Basto. Também, é bom não esquecer que Santa Senhorinha que dizem terá nascido em Vilar de Cunhas, outros em Atei, como quem diga que fora em Vieira do Minho, seja onde tenha sido, o certo é que faleceu na freguesia a que deu seu nome no concelho de Cabeceiras de Basto. E com seu irmão São Gervásio e Santa Godinha ali juntos estão sepultados. Em tempos nunca ia à minha região sem visitar estes bem-aventurados, assim como Frei Bernardo de Vasconcelos, na igreja de São Romão do Corgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quadras ao 25 de abril

                                          Era uma vez um país Onde o pão era contado Onde quem tinha raiz Tinha o fruto assegurado. ...