segunda-feira, 9 de julho de 2018

CICLO ‘OS LUGARES DE JOÃO DE ARAÚJO CORREIA’ – 1.ª JORNADA


                Teve lugar no dia 7 de Julho de 2018 a 1.ª jornada do Ciclo ‘Os Lugares de João de Araújo Correia’, iniciado este ano pelo Grémio Literário Vila-Realense. Com pretexto num apontamento do Escritor sobre os Pauliteiros de Miranda, em Sem Método, a jornada consistiu numa visita àquela cidade raiana.
A. M. PIRES CABRAL
                Como não podia deixar de ser, foi prestada atenção ao Mirandês, tendo o Dr. Alfredo Cameirão proferido, na Associação de Língua e Cultura Mirandesa, uma breve palestra sobre a história e as vicissitudes daquela que foi reconhecida pela Assembleia da República, em 1999, como língua oficial. No mesmo local e em seguida, A. M. Pires Cabral vez uma breve evocação daquele que foi um dos maiores paladinos do reconhecimento do Mirandês: Amadeu Ferreira, falecido em 2015.
                Do programa da visita constaram ainda uma visita ao Museu da Terra de Miranda, concebido pelo Padre António Maria Mourinho (outro paladino do Mirandês), onde Elísio Amaral Neves historiou os momentos que o Grémio Literário e, antes dele, os Serviços Municipais de Cultura dedicaram a João de Araújo Correia e leu o texto-pretexto da visita, e, da parte de tarde, à magnífica Sé de Miranda.
                A próxima jornada do Ciclo terá lugar em 28 de Setembro, nas Caldas do Moledo.
CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL
Grémio Literário Vila-Realense




Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina