domingo, 25 de fevereiro de 2018

Uma vida de Doação, livro do padre Dâmaso.

Por : Costa Pereira Portugal, minha terra
 
Sempre que podia gostava de ouvir o padre Dâmaso , no programa "Caminhos da Vida", da Radio-Renascença. Hermano Nicolau Maria Lambers, nasceu na Holanda, a 9 de Junho de 1930 e faleceu em Lisboa, no passado dia 22, com 87 anos. Figura carismática que na Rádio conquistou ouvintes e muito evangelizou com seus conselhos e ensinamentos, e muito empenho sacerdotal.
Segundo ele o seu sonho quando foi ordenado era ir para as ilhas de Cook, na Nova Zelândia, só que entretanto o seu superior provincial disse-lhe que o cardeal – patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, precisava de três padres para missões populares na província, e o sonho derreteu-se em Lisboa.
Ordenado em 1955, dois anos depois já este sacerdote da Congregação de Jesus e Maria, que adoptou o nome de Dâmaso, está em Portugal; e também dois anos depois de cá viver foi um dia convidado para dar uma conferência na prisão feminina de Tires: correu tão bem que o convidaram para repetir a exposição noutras cadeias, um pouco por todo o país.
Descobriu então «que tinha encontrado a sua principal vocação e, primeiro como visitador, depois como capelão, ajudou inúmeros homens e mulheres a encontrar Jesus dentro de quatro paredes. Ficou conhecido como o “padre das prisões”».
Outro labor em que o padre Dâmaso se distinguiu foi na introdução dos Cursilhos de Cristandade em Portugal, bem como na fundação da associação “O Companheiro” destinada aqueles que  se sentem marginalizados. Esta com oficinas na Av. Marechal Teixeira Rebelo (no Charquinho-Benfica). – Vi, neste derradeiro adeus, muita gente dessa ajoelhar diante da sua humilde urna.
O corpo da padre Dâmaso esteve desde sexta-feira, dia 23 na igreja de Nossa Senhora do Amparo em Benfica, por onde passaram muitas figuras publicas e sobretudo anónimas que mantiveram aquele templo sempre quase cheio. Das publicas destaco o Sr. Presidente da Republica e António Sala que lá vi na sexta-feira na missa das 19h30.
Com missa concelebrada, às 10h30, a que presidiu o Sr. Cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente, os restos mortais do saudoso sacerdote seguiram para o cemitério de Alcabideche, com passagem e paragem na cadeia de Tires, onde tanto serviço prestou e apostolado fez
As muitas pessoas que no fim de missa fizeram questão em passar em frente da urna, demorou tempo mas ninguém ficou impedido de o fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quadras ao 25 de abril

                                          Era uma vez um país Onde o pão era contado Onde quem tinha raiz Tinha o fruto assegurado. ...