quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

E depois dá nisto


Por: Costa Pereira  Portugal, minha terra

Para evitar confusões é bom ter presente que a IURD não é nem pode ser designada por Igreja pois se trata de uma seita religiosa de origem brasileira que se arvorou nesse titulo. Não merece por isso essa designação que para além da Igreja Católica só a Ortodoxa, a Anglicana, a Presbiteriana, as Protestantes, a Evangélica, a de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Adventista do Sétimo Dia e as Ortodoxas Orientais têm essa titularidade, mas a IURD e seitas semelhantes não. E porquê? Três razões:

1.Exclusivismo salvífico – Embora a IURD diga que “só Jesus salva”, ela condiciona a salvação às suas práticas e crendices, através da “posse de elementos salvíficos, como rosas ungidas, óleos especiais além de outros tipos de quinquilharias mágicas.
2.Liderança espiritual, absoluta, inquestionável e indissolúvel. Em qualquer estrutura de liderança evangélica, qualquer denominação, independente se é reformada ou não,  um líder com 1/10 das distorções teológicas do Bispo Macedo teria caído. Lamentavelmente em instituições  como a IURD onde a Palavra proferida ou dita pelo líder primaz  é inquestionável  aberrações teológicas são cometidas.
3.Distorções basilares sobre a fé.  As doutrinas da IURD são sincréticas. Ainda que afirmem sua fé na Palavra de Deus, sua prática doutrinária demonstra outra coisa, junta-se a isso o fato de que a Universal relativiza a graça de Deus, pregando conceitos pagãos e absolutamente contrários as Escrituras Sagradas. Nesta perspetiva, entrevistam demônios, “comercializam” as bênçãos do Senhor, além é claro, de determinar que o crente em Jesus é um sócio do Todo-Poderoso.  Para piorar a situação, sua soteriologia é pelagiana, sou pneumatologia manipuladora, e sua fé maniqueísta.  Além disso,  encontramos nela  a prática da simonia,  da venda de indulgências além é claro de uma distorcida base teológica. Depois dá nisto, como vi em TEMPO CAMINHADO:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina