terça-feira, 28 de novembro de 2017


VIRGÍLIO GOMES
Título: Cozinha Africana
Autor: Viriato Pã
Editora: Marcador
ISBN: 9789897542763
É hoje apresentado este livro e já se encontra distribuído nas livrarias. Um livro sobre cozinha africana pode parecer um ato natural. Constato que se publica pouco sobre este continente do qual herdámos tanto. Mas este é especial e poderemos até dizer que é virado para uma nova cozinha africana.
O autor é um africano especial que transborda alegria e boa disposição. Depois associado à nostalgia de África estuda, confirma, experimenta e transmite a sua visão africana. E no livro declara-nos a sua paixão por África quando escreve: Em África sinto-me inteiro. África é uma terra onde o meu coração vai estar e é lá que quero ter um pé, sempre que possível.
No primeiro capítulo do livro o autor apresenta um texto, que só por si quase vale o livro. Transmite mensagens que parecem poesia em prosa, qual documento que analisa a cozinha africana como base e lhe acrescenta a função que o cozinheiro deve ter em relação à sua divulgação enquanto expressão cultural. Este texto deveria ser de leitura obrigatória antes de ir para a cozinha experimentar fazer as receitas.
Segue-se o capítulo das receitas que tantos entusiasmos provocam. As receitas revelam o sentido inovador, sem roturas com a tradição, que o autor quer dar à cozinha africana. Um sentido de modernidade bem explicado. Vai para além do que se poderia chamar de preparação básica ou simples. Quase se pode dizer que nos apresenta propostas culinária de uma certa sofisticação, algumas receitas de sua autoria, em que utiliza os produtos e técnicas africanistas. As receitas são apresentadas por: Pequeno-almoço, Entradas, Pratos Principais, Sopas, Petiscos, Sobremesa, Bebidas, Arroz, Malaguetas (com uma lição de história), Especiarias (mais historia) e Caldos (com informação claras e precisas da sua utilização).
Paginação agradável e muitas boas fotografias a ilustrar. Um livro excelente para aquecer estes tempos frios de inverno. Um livro obrigatório par quem quer entender melhor a África.
© Virgílio Nogueiro Gomes   -    

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Nexus: Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à artificial“

  “ Nexus :  Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à artificial “, aborda como o fluxo de informações moldou a histó...