Apareceu recentemente nos escaparates das livrarias a antologia Os cem melhores poemas dos últimos cem anos.Trata-se de uma colectânea organizada por José Mário Silva (poeta e coordenador da secção de literatura da revista E, do semanário Expresso) para a Companhia das Letras Portugal, que pertence ao grupo Penguin Random House.
Lê-se na contracapa: «Longe dos cânones académicos e dos espartilhos da notoriedade, esta antologia é uma leitura incontida e luminosa do panorama poético português para fruir sem constrangimentos, marcada por um cunho muito pessoal na sua selecção e organização, mas, acima de tudo, pela vontade e entusiasmo de dar a conhecer ao leitor o que de melhor se fez na poesia portuguesa nos últimos cem anos.»
A poesia trasmontana não está ausente desta selecção. Representados nela encontram-se os seguintes poetas:
Miguel Torga (poema “Orfeu rebelde”, de Antologia poética), A. M. Pires Cabral (poema “Gaveta do fundo”, de Gaveta do fundo), Eduardo Guerra Carneiro (poema “Afinal acabo sempre por falar de ti”, de Contra a corrente), José Carlos Barros (poema “As páginas dos romances”, de O uso dos venenos), Vítor Nogueira (poema “Alfama”, de Bagagem de mão) e Rui Pires Cabral (poema “O terceiro”, de Morada).
CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL
Grémio Literário Vila-Realense
Sem comentários:
Enviar um comentário