quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O dr. Rosas e o "Apartheid Angolano"


O dr. Rosas foi contratado para fazer um programa com vários episódios para a RTP. O dr. Rosas pertence a um tipo de gente que manipula as pessoas por questões ideológicas. Aliás, foi esse tipo de manipuladores que durante os últimos 45 anos estragou as relações lusas entre Portugal e os povos da antiga África Portuguesa. Ouvimos o programa sobre a Diamang; entretanto chegou-nos um texto muito bem ilustrado que colocamos neste espaço e no Facebook. Ficámos pasmados com a enormidade de comentários ao programa do sr. Rosas. O nosso comentário há-de surgir mais cedo do que tarde. Entretanto, dentro das centenas escolhemos este, porque não é um ataque pessoal – é simplesmente uma opinião retirada de observação directa:


Celeste Pitta-groz Cristiano Carmelino Barros , é isso q me dói . Estive em 2013 em Angola e fiquei mt desiludida . Vi maiores diferenças do que no meu tempo . 70% do Povo vive pior do que no tempo do Colono . Pior em Assistência Médica , Alimentação e Habitabilidade . Não só em Luanda como no Interior . Ía na Esperança de vêr melhores condições para uma Terra tão Rica . Afinal ainda são mais Explorados por Potências Estrangeiras que pouco lá deixam e levam as grandes riquezas para fora . Dantes os filhos dos Colonos Ricos vinham para fora estudar . E agora ? Os novos ricos põem os filhos a estudar em Londres e EUA .Eu sou filha e neta de Angolanos (colonos) . Na mh família existem todas as cores .Nós qd aí estávamos tb queríamos a Independência . Pq é q não foi como o Brasil e como na África do Sul ? Os brancos continuaram a residir e até a participar em cargos Públicos .
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 4 h


2 comentários:

  1. Aplaudo com pés e mãos os comentários do Doutor Armando Palavras. Este esteve lá, porque lá nasceu e se criou. Por causa do Fernando Rosas que não foi lá para conhecer primeiro a realidade e falar depois. Rosas perdeu dois zero: a)Armando Palavras fez-se homem à sua custa. É a experiência dessa aprendizagem testemunhada pelas fotos com que ilustra a discordância contra Rosas. E tem obrigação de saber que cada uma dessas fotos vale mais do que mil palavras. b) Fernando Rosas fez idêntico percurso, (académico) cá no «puto» numa universidade pública, à custa dos meus impostos, enquanto eu que também lá fui, tive de fazer depois, à minha custa, o que ele fez à custa de nós todos. Teve tempo e sossego para fazer o que bem quis. Se conhecesse a realidade não engolia, agora, este entulho que a Celeste Pitta-groz, o Armando Palavras, eu e milhares que comigo lá foram para lhe dizer que a sua «teoria sem prática é um carro sem eixo». Era bom que dissesse quanto foi ganhar por esse passeio turístico a Angola, porque não penetrou em Nuambuangongo, Mata Sanga ou Pedra Verde, limitando-se a ser filmado junto de uma sanzala dos arredores do hotel, onde pernoitou.Se contasse o que viu não teria mentido com todos os dentes,talvez postiços.Acaso viu ou fotografou as provas do Apartheid Angolano?Era isso o que deveria mostrar se a revolucionarite não falasse mais alto do que a realidade. Vá passear macacos...B da Fonte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aplaudo e assino por baixo o comentário do Doutor Barroso da Fonte.

      Eliminar

Uma ideia peregrina