sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A.B.A.D e o Pisão


Por: Costa Pereira Portugal, minha terra

Estou a recordar a fundação da A.B.A.D e a sua primitiva sede na casa da saudosa ti Maria Rata, até que cresceu e deu origem à  importância que a ASSOCIAÇÃO BAJOUQUENSE PARA O DESENVOLVIMENTO tem hoje nesta zona da região leiriense. Já lá vão 25 anos, foi a 28 de Abril de 1992 que o pontapé de saída foi dado. Sem intervir ou fazer parte na fundação, tenho e sinto-me profundamente ligado a um feito que tempo antes imaginei e dei a saber que faltava na Bajouca. Foi em artigo que então  publiquei em O Mensageiro, de Leiria, de 10/01/1985, com o titulo Pisão da Bajouca, onde falei dos horizontes que o ensilvado espaço escondia à  espera de ser arroteado.
Pouco demorou a ser. Hoje Parque Natural do Pisão, tornou-se numa área cultural e social que integra além da zona de lazer, com bar e parque de merendas, também o salão da FEIRIARTE, certame  que ocorre anualmente no 3º fim de semana do mês de Julho. Local muito convidativo e visitado muitas são as iniciativas que contribuem nesse sentido, como noites de fado, festival das sopas e datas festejáveis do género da mais recente, o São Martinho. Confirmo:
"O Parque Natural do Pisão, é sem dúvida, um espaço de rara beleza da região, que proporciona a qualquer pessoa ou grupo, um agradável passeio por entre as muitas árvores e arbustos de varias espécies! E considerado por muitos o cartão-de-visita da Bajouca".

Sem comentários:

Enviar um comentário

O excedente e as aldrabices

Todos sabemos qual foi a narrativa em 2015, utilizada pelo dr. Costa para poder formar a geringonça: Troika, Passos, etc. Durante 8 anos...