quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Um passeio de sonho, oferta do Reno…


Por: Costa Pereira  Portugal, minha terra

Mais um daqueles dias inesquecíveis que nesta visita a terras alemãs vim fazer. Foi o dia em que me levantei mais cedo para apanhar o eléctrico que me largou nas proximidades da Opera.
Por volta das 10h00 andávamos já nas nas margens do Reno, não pesca, mas à procura da bilheteira e do barco que nos levasses rio fora em passeio fluvial que faz parte do roteiro de quem visita esta região.
Só por volta do meio-dia é que havia barco, por isso deu tempo para rever o parque e o restaurante onde no dia 4 almoçamos. E foi bom fazê-lo dado servir para corrigir uma informação errada que dei. O pombo ou pomba brava que disse estava a comer cerejas, não eram, mas sim um fruto muito semelhante que me confundiu.
Umas duas horas para subir contra a corrente do Reno, onde se tomou um cafezinho e depois almoçamos rodeados de beleza que as margens oferecem e os alemães com bom gosto e dinheiro sabem cuidar. Ao aproximar da hora descemos para a marginal e vai de procurar o cais de embarque do Moby Dick um barco turístico muito acolhedor que nos levou até Linz am Rhein.
Em passeio contra a corrente do Reno a viagem é sedutora e a importância do rio impressionante,  a juntar ao bom gosto do ser homem. O nosso rio Douro é bonito, mas a altitude das encostas cortam amplidão à paisagem. Aqui não, o rio está quase ao nível do mar.
Foi ida e volta, agora a favor da corrente é um pouco menos demorado e também com a digestão do almoço feita. A serenidade da água e a beleza que margina o rio faz esquecer as horas de quem viaja .
Foi ida e volta, agora a favor da corrente, até foi um pouco menos demorada, e já com a digestão feita melhor. Entre o muito que fotografar  recolhi esta foto que me fez recordar Vilar de Ferreiros ( Mondim de Basto) e o seu Monte Farinha. Dá gosto ver como os alemães aproveito a terra arável, aqui abrigado do monte, além da mata no sopé a vinha em canteiros plantada e cuidadosamente tratada. Até parece que estamos em Portugal…. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quadras ao 25 de abril

                                          Era uma vez um país Onde o pão era contado Onde quem tinha raiz Tinha o fruto assegurado. ...