quinta-feira, 6 de abril de 2017

DOMINGO DE RAMOS


Por: Costa Pereira   Portugal, minha terra

A festa do Coração de Jesus, em Domingo de Ramos era a mais importante da aldeia de Vilar de Ferreiros nos meus tempos de criança, com procissão de ramos da parte de manhã, e da parte de tarde o leilão das oferendas, onde além dos mimos da época e dos labores artesanais, também as aves de capoeira davam horas que fazer ao leiloeiro. No entanto nunca deixou de ser festa de igreja, ao contrário do Santiago, na Senhora da Graça, que dava sempre cabeças rachadas. Tradição secular que o saudoso Padre Correia Guedes se esforçou por manter, por forma a respeitar os seus paroquianos mais idosos, com procissão de Ramos da capela de São Sebastião para a igreja paroquial, Missa dominical e o acostumado leilão.
 O aumento de afazeres com mais paróquias deu origem a que faltasse o tempo necessário para atender os fregueses como foi norma antiga. Entretanto a festa que aqui se festejava em Domingo de Ramos, também não correspondia na data ao dia em que liturgicamente a Igreja a festeja: na Sexta-feira da semana seguinte à Festa do Corpo de Deus. Temos pois a Festa do Sagrado Coração de Jesus, em 2017, para festejar a 23 de Junho. Mas nem por isso deixo de associar esta festividade que se deve a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa francesa (Séc. XVII), à data em que na minha terra também se festejava em Domingo de Ramos. É só em Junho, o mês do Sagrado Coração. Mas já se podem ir treinando:

Oração ao Sagrado Coração de Jesus:

Coração de Jesus,
eu confio em vós,
mas aumentai a minha confiança.
Vós dissestes: "Pedi e recebereis".
Confiando nas vossas promessas,
venho pedir vossa ajuda.
Vós estais mais interessado
na nossa felicidade
que nós mesmos.
Por isso ponho em vosso Coração
os meus pedidos,
as minhas preocupações,
os meus sofrimentos
e as minhas esperanças.
Coração de Jesus,
eu confio em Vós,
mas aumentai a minha confiança.
Jesus, manso e humilde de coração,
fazei meu coração semelhante ao vosso


Sem comentários:

Enviar um comentário

Esplendores - Almirante Gama...