segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O que faz ser ignorante

  
Por: Costa Pereira Portugal, minha terra

 Foi graças à Associação para a Protecção do Vale do Coronado ( APVC) que me veio à ideia trazer à ribalta o tema deste post. Se não tivesse sido alertado também eu continuaria a viver na ignorância e o pobre do animalejo sujeito a sofrer as consequências da má formação cultural e cívica de quem lhe faz mal. Esta associação localizada na Rua da Escola de Mendrões, s/nº 4745- 449 Coronado, tem como preocupação semear para recolher, despertando e promovendo iniciativas de cariz ambiental que concorram para a defesa e protecção da natureza. Numa das ultimas novidades que recebi online desta associação constava uma descrição muito curiosa acerca do “Licranço” que eu li e logo entendi devia relatar em post. Trata-se de um réptil da ordem dos sáurios, de membros ausentes (ápode). Pertence à família dos anguídeos, nativo de África, da Europa e da Ásia. São benéficos para os jardins e as hortas porque se alimentam de insectos e lesmas, ajudando por isso a controlar pragas. A pele é suave e composta de escamas não sobrepostas. Como o sapo também o Licranço é um dos grandes amigos do agricultor, que por ignorância é temido e atacado de morte em vez de protegido e defendido como amigo que é do lavrador.
E tudo porquê ? Simplesmente porque em muitas terras portuguesas também ao Escorpião se dá o nome de “lacrau ou alacrau” e as pessoas confundem com alicranço.  Nada tem a ver um com o outro, enquanto o Escorpião ou alacrau é venenoso e a sua picadela dolorosa, e em certos casos mortal ; o licranço é inofensivo e não peçonhento. Ainda quanto ao Escorpião que é venenoso ele existe por todo o território nacional desde Trás-os-Montes ao Algarve e  é uma espécie protegida, não podendo ser mantido e cativeiro.
E porque não também ser protegido o licranço, que é conhecido por: “ licranço, alicanço, licanço, fura-mato, luzidio ou cobra-de-vidro? É um sáurio (lagarto) sem membros, de aspecto serpentiforme, com corpo muito alongado e cilíndrico. A cabeça é curta e a cauda encontra-se pouco diferenciada do corpo. Geralmente alcança 20 a 22 cm de comprimento total e pesa entre 8 e 40 gramas”.  O que faz ser ignorante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina