sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Riqueza honrada...

Por: Costa Pereira - Portugal, minha terra

Começou no Lg. dos 13 com um cafezinho na Isabel, depois de almoço, e acabou por volta das 18h00, com visita ao Coimbrão, e pelas margens do Lis por Monte Real até à cidade sede  de concelho e capital de distrito. Uma tarde bem passada e aproveitada em passeio por terras de Leiria.
Foi graças a um convite da Lígia Afonso que a viajem aconteceu, e sem ela, o mais certo era regressar a Lisboa sem nesta quadra natalícia visitar um casal de sobrinhos que na princesa do Lis afincadamente labutam.
O mesmo acontecia em relação ao Chico da Lígia que ocupado com a sua actividade industrial de madeiras nem tempo disponível tem para aturar quem como eu tem mais vagar.
Foi uma boa experiência a que recolhi ao lado desta senhora industrial, pois deu para me aperceber que ser grande ou pequeno empregador não é aquela pêra doce como muitas pessoas pensam. Exige muita laboriosidade e dedicação ao ramo porque se optou, além de obrigar a um constante stress para equilibrar o negócio.
No Coimbrão dei com o Chico envolvido com papeis e preocupado com a avaria de uma máquina que faz falta para preparar a madeira e satisfazer encomendas feitas. Lá vai a esposa que me conduziu a Leiria, em busca de uma peça para resolver o problema. Enquanto procurou fui eu visitar os meus sobrinhos e tomar mais um cafezinho para marcar presença e dar dois dedos de conversa de que já tinha saudades.
Sediados na Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, Edifício Terraços Liz 1-lj 4, ali com três ramos comerciais distintos, muito afreguesados e convidativos, que são: a livraria BOA LEITURA, o café restaurante COURTESY MARGIN e a casa de roupas finas LINGERIE INTIMIDADES.
Pouco demorou a que o telemóvel tocasse e vai de apanhar a boleia de regresso, agora com passagem e paragem na Gandra, e o stress a evidenciar-se já que a peça onde era normal encontrar se tinha esgotado. Por sorte encontrou-a aqui.
 Foi deixa-la na serração do Coimbrão e arrancar para a serração do Grô onde se situa o escritório da firma Madeilfra, Lda.
E ainda com paragem em Monte Redondo para se aviar para a ceia, e eu ficar a conhecer a transformação que sofreu este espaço da vila. Acabou por me deixar à porta do Café Sousa, agora em cerrado para férias. Mantenho a minha: não é pêra doce, ter de se aplicar e dobrar a espinha  para ganhar uns patacos, e depois muitos daqueles que nada fazem chamar a isso riqueza e vida regalada. Parabéns a quem produz e faz pela vida, e pelo trabalho riqueza honrada..

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina