segunda-feira, 3 de outubro de 2016

CICLO ‘TORGA – NA ROTA DO DIÁRIO’


Cumpriu-se no passado dia 1 de Outubro a terceira (e última em 2016) jornada do ciclo ‘Torga – Na rota do Diário’, promovida pelo Grémio Literário Vila-Realense.
O programa levou-nos desta vez a Tormes, para uma visita à casa da Fundação Eça de Queirós, que Miguel Torga visitou em 29 de Setembro de 1953, «numa diligente investigação: apurar se a paisagem literária de A Cidade e as Serras coincide com a verdadeira».
Antes porém o grupo passou por Gestaçô, terra de dois escritores conhecidos, irmãos entre si, Soeiro Pereira Gomes e Alice Vieira, também famosa pelo fabrico artesanal de bengalas, e assistiu a uma demonstração prática desse fabrico, dada pelo artesão Sr. Eduardo Cardoso.
A jornada terminou com uma visita ao exterior da Casa do Lodeiro, que foi palco de um drama comovente cujas personagens centrais são Fanny (Francisca) Owen, José Augusto Pinto de Magalhães – e até certo ponto Camilo Castelo Branco.  
A visita teve o apoio da Câmara Municipal de Baião, que destacou para acompanhar o grupo a Coordenadora do Sector da Cultura e Património Cultural, Dr.ª Carla Stockler.
CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL /Grémio Literário Vila-Realense

Sem comentários:

Enviar um comentário

General Ramalho Eanes coloca dedo na ferida!

 Anteontem o General Ramalho Eanes, sobre o PCP disse isto: https://eco.sapo.pt/2024/04/26/eanes-afirma-que-pcp-se-preparava-para-estabelece...