sábado, 25 de junho de 2016

Gente alegre e laboriosa


Por: Costa Pereira -Portugal, minha terra



Igreja da Bajouca vista do
Casal dos Afonsos
Em terras de Santo Aleixo, este ano só no próprio dia é que São João foi festejado com direito a fogueira. A véspera era dia de trabalho e os bajouquenses não brincam em serviço. Pena tive de não poder assistir e dar também um pulo por cima da labareda como é tradição nesta quadra das festas populares. Aqui o anfitrião mais o mano Silvino agarrado às canadianas

Por volta das 19h00 a Bajouca Centro encaminhou-se  para a rua da Fonte parou no barracão do ti Bernardino Afonso disposta a festejar São João. Apostos, os obreiros da festança, com as sardinhas, as febras, pão e vinho e respetivos grelhadores a jeito, darem  inicio à função.

Muitas bocas e também bom apetite não faltaram ali. É no entanto o prazer de conviver que dá valor e significado a convívios destes, e que na comunidade bajouquense são modelo a seguir. Caras conhecidas e que dão cartas ao serviço da comunidade

Ali não há rico nem pobre, há pessoas que se querem e estimam, sabendo cada um ocupar o seu lugar. Sinto-me bem ligado a esta gente alegre  laboriosa. Fresquinhas e boas !

Foi até ao romper do dia 25 que já não era de São João, mas outro dia….Para o ano há mais, e se Deus deixar prometo não fazer como este ano. Olha as febras!

Sem comentários:

Enviar um comentário

V Congresso Transmontano e Alto - duriense

Atenção Transmontanos! Aproximam-se as datas do V Congresso Transmontano e Alto- duriense.